Adel e BNB capacitam produtores de leite no Ceará

Bovinocultores durante o minicurso Gestão de Propriedades de Bovinocultura de Leite em Iracema, CE

Desde outubro deste ano, retomamos as atividades presenciais do Projeto Estruturação da Cadeia Produtiva do Leite, realizado em parceria com o Banco do Nordeste. O Projeto compreende um conjunto de ações de capacitação, assessoria técnica e gerencial e difusão de tecnologias para promover a estruturação da cadeia produtiva da bovinocultura de leite nos Territórios Rurais de Sobral e Baixo e Médio Jaguaribe.

O primeiro território compreende os municípios de Irauçuba, Miraíma, Santana do Acaraú e Sobral. Já o segundo território é composto pelos municípios Alto Santo, Iracema, Limoeiro do Norte, Morada Nova e São João do Jaguaribe, no estado do Ceará.

Desde o início do Projeto, no final de 2019, 265 bovinocultores, de 132 comunidades dos 9 municípios, estão sendo beneficiados. Nessa nova fase, eles participam de minicursos sobre temas cruciais para o desenvolvimento dessa cadeia produtiva. Já foram mais de 30 encontros formativos, seguindo todos os protocolos de saúde e segurança para a prevenção da Covid-19.  

Os temas trabalhados foram Cooperação e Desenvolvimento Local, Instalações Zootécnicas e Bem-estar Animal, Planejamento Estratégico de Empreendedores Rurais, Gestão de Propriedades de Bovinocultura de Leite e Manejo Reprodutivo

 

O Projeto

A iniciativa possibilita o aumento da produtividade e da rentabilidade na atividade de bovinocultura de leite nos territórios atendidos. O Projeto possui três componentes: 1) atividades pedagógicas; 2) assessoria para organização dos pequenos produtores em Arranjos Produtivos Locais (APLs), aplicando princípios e técnicas de cooperação e colaboração para produção eficiente e com qualidade; e 3) instalação de Unidades de Referência (UR), para servir de base para a aprendizagem continuada.

Minicurso Cooperação e Desenvolvimento Local em Alto Santo, CE

Já foram mais de 500 horas de assessoria para a elaboração de Planos de Negócios e Arranjos Produtivos Locais. Mais de 157 Planos já foram elaborados. Em 2020, foi realizada também uma série de webinars veiculados pelo nosso canal do Youtube, onde foram difundidos entre os produtores de leite, novos conhecimentos, soluções e tecnologias social e ambiental; permitindo um ganho de qualidade, de eficiência e agregação de valor à produção no território.

Além da série, foram realizados seminários locais em cada território e instaladas Unidades de Referência (URs) para difundir soluções e tecnologias socioambientais viáveis e aplicáveis ao contexto e aos desafios enfrentados pelos produtores.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *