Adel e Echoenergia realizam oficina sobre Protagonismo Social e Empreendedorismo com jovens em Pernambuco

No último mês, a Adel em parceria com a Echoenergia, realizou a Oficina Protagonismo Social e Empreendedorismo, que contou com a participação de 38 jovens das comunidades Grota, Grotão, Juremal e Pontais, em Venturosa/PE. A oficina integra o Programa Echosocial: Ventos que Transformam, iniciativa da Echoenergia, realizada com o apoio do BNDES e executada pela área de Novos Negócios da Adel.

A proposta da oficina foi ampliar as capacidades técnicas e gerenciais dos jovens, para que compreendam seus contextos e ambientes de atuação. Assim, eles poderão identificar oportunidades e potencialidades para a criação de projetos de negócios e/ou de impacto socioambiental em suas comunidades. O protagonismo e o empreendedorismo podem ser escolhas em seus projetos de vida, caminhos alternativos e possíveis para que se tornem agentes de transformações positivas.

A oficina aconteceu via webconferência e contou com o apoio dos grupos locais e da Escola Municipal Manoel Alves de Araújo. Para Maria Karolina, 23, o momento foi gratificante. “Agradecemos a Adel e a Echoenergia pela oportunidade e queremos dizer que estamos sempre à disposição para mais projetos aqui na comunidade, é uma forma de aprimorarmos ainda mais o nosso conhecimento“, reforça. Já a jovem Andressa Vitória, 17, acredita que projetos que incentivem a educação são cruciais para o desenvolvimento da comunidade.

Captura de tela durante o encontro online.

Esta foi a primeira ação da Adel e da Echoenergia com os jovens de Venturosa. É fundamental construir com os jovens conhecimentos e habilidades que respeitem os saberes e a cultura local, a fim de promover a democratização de oportunidades e a construção de possibilidades de convivência com o Semiárido.

Sobre o Programa Echosocial Ventos que Transformam 

O foco do Programa Echosocial Ventos que Transformam é contribuir para o desenvolvimento local dos territórios no entorno dos complexos eólicos da empresa, gerando impactos sociais, econômicos, ambientais e educacionais positivos. Tem como premissa o conceito de desenvolvimento humano, entendido como a ampliação das liberdades pelas pessoas, pelas famílias e pelas comunidades, através da aquisição de capacidades por esses atores sociais.

Compartilhar: