Adel e Echoenergia realizam oficinas em Pernambuco

Comunidade Laguinha, Caetés (PE)

Nos dias 23 e 24 de outubro, a Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel), realizou oficinas que abordaram o tema “Uso Sustentável dos Recursos Naturais e Conservação da Caatinga no Semiárido”, nos municípios Caetés e Capoeiras, em Pernambuco. As oficinas integram as ações do Programa Echosocial Ventos que Transformam, da Echoenergia. Mais de cinquenta (50) moradores das comunidades Laguinha, Barrocas e Quitonda em Caetés; e, Piado e Boa Vista dos Inácios em Capoeiras participaram das capacitações.

Comunidade Piado, Capoeiras (PE)

As oficinas buscaram proporcionar o desenvolvimento de capacidades e conscientizar as famílias e lideranças locais sobre o uso e conservação dos recursos naturais do Bioma Caatinga. Por meio de um trabalho coletivo, os participantes discutiram sobre o princípio da responsabilidade intergeracional ambiental, o conceito de recursos naturais e as diferenças entre os recursos renováveis e não renováveis. A partir de trabalhos lúdicos, os agricultores/as construíram um mapa de ocupação da Caatinga, com a finalidade de visualizarem a abrangência do bioma no país.

Discutiu-se com os participantes a existência de tecnologias sociais e práticas de convivência com o semiárido que podem ser desenvolvidas no local. Para Suzana dos Santos, Presidente da Associação Comunitária de Laguinha, a oficina foi muita boa em termos de aprendizados e descobertas. “Foi bom ver uma palestra de explicações sobre o que é a caatinga, o porquê temos que fazer plantações na caatinga, a importância que a Adel tem por onde passar, o foco em abastecer e facilitar a vida da comunidade. Todos os participantes da oficina ficaram muito felizes e esperançosos de melhorias”, reforça.

Foi realizada também a exposição e troca de sementes crioulas de espécies vegetais nativas e hortaliças, ressaltando o princípio da biodiversidade, diversificação produtiva e manejo adequado dos recursos naturais, com o objetivo de promover o conhecimento de práticas que podem ser desenvolvidas por cada agricultor/a em sua propriedade.

A Echoenergia criou o Programa Echosocial Ventos que Transformam para contribuir com o desenvolvimento local dos territórios do entorno dos complexos eólicos da empresa, gerando impactos sociais, econômicos, ambientais e educacionais positivos. As oficinas realizadas em Pernambuco é parte das atividades do Projeto Segurança Hídrica executado pela Adel por meio da Diretoria de Novos Negócios que disponibiliza um leque de serviços a empresas, governos e outros atores da sociedade civil para colaborar com suas próprias estratégias de promoção do desenvolvimento humano, incorporar ou disseminar práticas de sustentabilidade corporativa ou ainda compensar, controlar e mitigar impactos derivados de suas operações.

Compartilhar: