Adel e Neoenergia fomentam empreendedorismo da juventude rural no Nordeste

Entre os dias 5 e 7 de julho, em parceria com a Neoenergia, iniciamos as atividades presenciais do Curso “Empreendedorismo e Protagonismo Social”, com jovens dos municípios de São José do Sabugi e Santa Luzia, na Paraíba, e dos municípios de Lagoa Nova e Bodó, no Rio Grande do Norte.

Mais de cinquenta jovens participaram da primeira semana formativa do curso, que integra o eixo de Educação do Programa SER- Saúde, Educação e Renda, executado por nós em parceria com a Neoenergia e o Instituto Neoenergia, próximo aos empreendimentos eólicos da empresa.

A formação reúne ferramentas que auxiliarão os jovens na elaboração de seus Projetos de Negócio, sejam com fins econômicos ou sociais. Uma oportunidade para aqueles que desejam empreender e contribuir para o desenvolvimento sustentável de suas comunidades e municípios.

Os jovens participaram do primeiro módulo com oficinas sobre Desenvolvimento Local e Empreendedorismo. Aprofundaram ainda o conhecimento sobre planejamento, criação, gestão e desenvolvimento de empreendimentos rurais. Analisaram os contextos em que desejam empreender e identificaram oportunidades locais. Ao todo, o Curso contará com cinco módulos, totalizando 96 horas/aula.

O módulo 2 aconteceu na última semana, de 19 a 21 de julho, focado em Educação Financeira, Análise de Mercado e Projetos de Negócios. O módulo 3 está previsto para acontecer de 9 a 11 de agosto e vai abordar temas como gestão, comunicação e marketing, planejamento estratégico e financeiro. As atividades formativas alternam entre momentos presenciais e à distância e acontecem, simultaneamente, com a mesma programação, na comunidade Jatuarana, município de Bodó (RN), e na comunidade Latadinha, município de São José do Sabugi (PB).

Marise Eduarda, 24, jovem beneficiada no Assentamento Jatuarana, afirma que gostou bastante da primeira semana formativa e já pretende ampliar seu empreendimento. “O curso é muito rico, trouxe várias ideias bacanas de como ampliar ou criar o seu próprio negócio. Eu já tenho minha loja online, ‘Marise Presentes’, vendo perfumaria, moda íntima e acessórios. Minha ideia é ampliar meu empreendimento, acrescentar novos produtos e para isso já estou abrindo minha microempresa. A gente aprende também a compartilhar experiências com outros alunos da turma, tem sido enriquecedor”, enfatiza Marise.

Sobre o Programa SER

O Programa SER – Saúde, Educação e Renda é uma estratégia da Neoenergia, desenvolvida com o apoio do Instituto Neoenergia, para contribuir com a melhoria da qualidade de vida nas comunidades de influência da empresa, próximas aos empreendimentos eólicos e de transmissão, gerando impactos sociais, econômicos, ambientais e educacionais positivos, destacando resultados e impactos em três eixos estratégicos: Saúde, Educação e Renda.

Compartilhar: