Adel e o Instituto Lina Galvani iniciam Curso Protagonismo e Cultura Digital

Na última semana, a Adel (Agência de Desenvolvimento Econômico Local) e o Instituto Lina Galvani (ILG) iniciaram as atividades do projeto Juventude.com. Seguindo todos os protocolos de saúde e segurança, foi realizada a abertura do Curso Protagonismo e Cultura Digital, na Casa de Diálogo, sede da Associação Rede Social de Angico dos Dias, em Campo Alegre de Lourdes, na Bahia.

Além dos 25 jovens locais selecionados, estiveram presentes o Diretor Executivo da Adel, Adriano Batista, a Diretora de Programas da organização, Aurigele Alves; Ricardo Mastroti, Diretor Executivo do ILG, Marcos Reis, Supervisor de Responsabilidade Social ILG e Jennifer França, Analista de Responsabilidade Social ILG. 

Os jovens receberam kits com camisas, cadernos, canetas e ainda o livro Todxs Podem Empreender, publicado pela Adel e que apresenta os primeiros passos para uma jornada empreendedora, que servirá também como instrumento de estudo durante o Curso. Eles participaram ainda de momentos formativos sobre Cidadania, Protagonismo e Liderança e, sobre Comunidade, Juventude e Projeto de Vida.

“Visualizamos que por meio do Curso, esses jovens conseguirão identificar potencialidades no território para sua atuação como protagonistas sociais. É importantíssimo gerar oportunidades de ampliação de capacidades para a juventude. Pensar em condições que conectem, engajem e estimulem os jovens a protagonizarem histórias diversas na comunidade, é uma honra fazer parte desse processo”, ressalta Aurigele Alves.

Aurigele Alves, Diretora de Programas Adel, ministrando oficina para jovens beneficiados.

Para Marcos Reis, Supervisor de Responsabilidade Social do ILG, foi emocionante e bastante satisfatório participar de um momento presencial com a equipe e os jovens. “O ILG ficou muito feliz com o início do projeto Juventude.com. Foi emocionante ver a Casa da Comunidade, espaço de convivência social, tomada por 25 jovens muito interessados em aprender. O Projeto Juventude.com, que tem o objetivo de criar protagonismo jovem e cultura digital no povoado de Angico dos Dias, é um marco tanto para o ILG quanto para essa comunidade. Queremos levar aos jovens mais perspectivas de futuro e estimular esses jovens na busca por mais conhecimento, para que tenham mais escolhas”, destaca Marcos.

Segundo o Supervisor, a Adel fez um trabalho incrível, usando uma metodologia que busca sempre estimular os jovens a serem protagonistas da mudança que desejam fazer em suas próprias vidas e em suas comunidades. “Foi bonito ver os jovens interessados na formação, participando ativamente das discussões, pensando em projetos de vida, desenhando e ajudando a pensar nos problemas e soluções para a comunidade”.

Sobre o Projeto

O projeto Juventude.com busca contribuir com o protagonismo e o empreendedorismo rural da juventude em Angico dos Dias, unindo o potencial existente no território às novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e outras soluções digitais, para gerar transformações sociais, econômicas e culturais positivas na comunidade nos próximos anos.

Para Dorinha Oliveira, 19, a experiência já tem sido gratificante. “O conteúdo é muito bem explicado, os trabalhos estão sendo bem desenvolvidos, sem contar que tem gente vencendo a timidez”, comemora. Além da formação, o projeto prevê a implantação na comunidade de um Centro Integrado de Acesso à Tecnologia da Informação e Comunicação, para garantir o acesso de jovens e de toda a comunidade a novas tecnologias de conexão digital.

Compartilhar: