Adel e Qair Brasil abrem inscrições para Projeto de formação e apoio a jovens em Trairi

A Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel) em parceria com a Qair Brasil, torna público as inscrições para o Projeto de formação e apoio a jovens empreendedores e protagonistas rurais. O projeto integra a estratégia de relacionamento e de sustentabilidade corporativa da Qair Brasil no entorno do Complexo Eólico-Solar Serrote, no município de Trairi, no litoral do Ceará. É executado pela área de Novos Negócios da Adel.

As inscrições do projeto estão abertas até o dia 11 de outubro e podem participar da seleção jovens com idade entre 18 e 32 anos, que tenham concluído ou estejam no último ano do Ensino Médio, possuam o desejo de empreender e permanecer no município e residam em uma das comunidades atendidas: Canaã; Mundo Novo; Córrego dos Furtados; Caraúbas; Serrote; Tamanduá; Gurguri; Mucunã; Córrego da Ramada; Chão Duro; Matões; Goiti; Pau Furado; Oficina; Atola ou Esperinha.

Trinta (30) jovens serão selecionados para participar do projeto. A ideia é promover o desenvolvimento de capacidades técnicas e de gestão com estes jovens, para que eles estejam aptos a compreender seus contextos e ambientes de atuação, identificar oportunidades e potencialidades para criar e iniciar projetos de negócios e/ou de impacto socioambiental em suas comunidades.

Os selecionados participarão do Curso de Empreendedorismo e Gestão de Negócios Rurais. O Curso apresenta os primeiros passos para empreender, com especial atenção a comercialização, boa gestão de seus pequenos negócios, acesso a crédito e a investimentos para o desenvolvimento de seus empreendimentos e incentivo à formação de Arranjos Produtivos Locais, que podem culminar em movimentos locais de negócios e sociais pelos jovens, tais como redes, cooperativas, associações ou novos empreendimentos.

As inscrições e o curso são gratuitos e a formação será realizada no município de Trari/CE. O início das atividades está previsto para o dia 4 de novembro. As inscrições serão presenciais, a equipe responsável pela operacionalização do Projeto realizará visitas às comunidades atendidas e disponibilizando nas escolas e com as lideranças comunitárias fichas impressas.

O curso reúne informações e ferramentas que auxiliarão os jovens na elaboração de seus projetos de negócio, seja para fins econômicos ou sociais. O Projeto de Negócio é imprescindível para o jovem ter acesso ao crédito, por meio do Fundo Veredas, iniciativa de crédito própria e particular criada e gerida pela própria Adel através de doações e investimentos de seus parceiros. O Fundo Veredas, conta hoje com mais de R$ 600 mil reais em volume de operações e oferece empréstimos exclusivamente a jovens empreendedores rurais.

Sobre o Projeto

O Projeto é uma ação da área de Novos Negócios da Adel e representa a reaplicação da expertise que a organização desenvolveu ao longo dos últimos dez anos em seu Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER), que já beneficiou diretamente cerca de 3 mil jovens de 10 municípios cearenses, através de projetos, ações e atividades.

Compartilhar: