Adel expande atuação do PJER para o Rio Grande do Norte

A Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel), instituição criada em Pentecoste, no interior do Ceará, vem, há mais de 10 anos, transformando a realidade do semiárido e abrindo caminhos no campo. Por meio de uma tecnologia social própria intitulada Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER), a Adel já conta com mais de 3 mil beneficiados e R$ 650 mil investidos em empreendimentos de jovens. Em um novo momento, as atividades do PJER ultrapassam os limites do sertão cearense e chegarão, ainda este ano, aos municípios de Parazinho e São Miguel do Gostoso, ambos no Rio Grande do Norte.

O Programa forma e apoia jovens rurais para que eles se tornem empreendedores e protagonistas nas comunidades onde vivem. É composto por quatro eixos principais: conhecimento (atividades formativas e sessões/oficinas de assessoria e assistência técnica); crédito (Fundo Veredas, linha de empréstimo voltada para os jovens); redes (sessões de assessoria, estímulo e condução de projetos); e tecnologias (projetos e ações de difusão de tecnologias socioambientais, informação e comunicação).

“A Adel projeta a reaplicação do Programa há bastante tempo e entende que é um programa que se adequa a comunidades em situação de vulnerabilidade. O foco sempre será o mesmo: apoiar e possibilitar o acesso de jovens à formação e apoio técnico, gerencial, financeiro e tecnológico para atender as necessidades básicas dos jovens e para que eles possam dar seus primeiros passos como empreendedores”, explica a Diretora de Programas da Adel, Aurigele Alves.

Expansão

Depois de atuar em nove municípios cearenses e iniciar seu processo de expansão na Amazônia em parceria com a ONG Casa do Rio, o PJER será replicado em duas (2) escolas, uma no município de Parazinho e outra em São Miguel do Gostoso, em parceria e com investimento social da Brookfield Energias Renováveis.

“No caso do Rio Grande do Norte, é uma oportunidade que surge a partir de nossa atuação consistente naquela região nos últimos três anos no campo de novos negócios. Temos um Núcleo Avançado no município de João Câmara e isso levou à proposta de expansão com um projeto social próprio naquele território. A oportunidade que viabilizou essa ação foi um chamamento de iniciativas de impacto social lançado pela instituição para receber seu investimento social privado”, comenta o diretor de desenvolvimento, Gláucio Gomes.

A introdução, em escolas de Ensino Médio no semiárido cearense, de tópicos que evidenciem aos jovens estudantes as oportunidades e as alternativas existentes para sua manutenção em meio rural e para melhoria em suas condições de vida e de trabalho é essencial para a promoção do desenvolvimento local.

Compartilhar: