Adel expande sua atuação para Amazonas e firma parceria com a Casa do Rio

Aurigele Alves, Diretora de Programas da Adel e Thiago Cavalli , Diretor Executivo da Casa do Rio

Com o objetivo de ampliar seu impacto social e aumentar a escala de sua operação em benefício de mais pessoas e comunidades em todo o Brasil, a Adel expande a partir deste semestre sua atuação para Amazonas e firma uma aliança estratégica com a Casa do Rio – instituição que atua desde 2009 no município de Careiro Castanho.

A Casa do Rio realiza diversas iniciativas de educação, geração de renda para o desenvolvimento sustentável local e para conservação da biodiversidade. Ela visa apoiar a transformação da realidade socioeconômica dos povos da floresta, respeitando as vertentes culturais, as tecnologias e os saberes tradicionais.

A expansão das operações da Adel para outras regiões no Brasil faz parte de sua estratégia de desenvolvimento institucional. Acredita-se que a expertise da Adel em promover o desenvolvimento local através do empreendedorismo e do protagonismo social é relevante em diversos outros contextos de resiliência no país.

Essa expansão já está acontecendo por meio da instalação de Núcleos Avançados em territórios na Região Nordeste. Já a expansão para outros contextos regionais do Brasil, ocorre por meio de alianças estratégicas com organizações parceiras locais, que são os aliados estratégicos da Adel nessa jornada de crescimento.

Um importante aliado estratégico da Adel, nessa perspectiva, é a Casa do Rio, que atua na Amazônia. O modelo institucional da Adel é visto pelos gestores da Casa do Rio como referência para seu próprio crescimento. Segundo Thiago Cavalli, Diretor Executivo da Casa do Rio, a maturidade de uma instituição passa por se repensar de tempos e tempos, rever seus padrões.

“Iniciamos o processo de fortalecimento institucional, revendo e repensando nossas estratégias, sistematizando nossas ações, aproveitando melhor as oportunidades. Isto só tem sido possível pelas parcerias estabelecidas com a BrazilFoundation e Adel, parceiras neste processo” enfatiza.

Aliança Estratégica

 

A aliança estratégica entre as duas organizações foi firmada recentemente. A Adel assume o compromisso de apoiar o desenvolvimento institucional da Casa do Rio para que a entidade possa ser um ponto avançado de experimentação e implementação de projetos e metodologias desenvolvidas pela Adel no contexto da Amazônia.

A Amazônia traz uma realidade socioeconômico muito particular, mas com um quadro de desafios e oportunidades para jovens empreendedores e protagonistas muito semelhante ao quadro vivenciado no semiárido do Nordeste brasileiro – desafios tais como pressão migratória, êxodo rural, cadeias de valor pouco estruturadas, mesmo em cenários com potencialidades econômicas diversas e que oferecem caminhos para criação de novos negócios. É um ambiente de alta resiliência para adolescentes, jovens e agricultores, em que as demandas por conhecimento, crédito, redes e tecnologias são bastante parecidas, embora não sejam iguais.

As atividades relacionadas a aliança estratégica iniciaram nesta semana, com a visita da Diretora de Programas da Adel, Aurigele Alves, à sede da Casa do Rio, em Careiro Castanho, município a cerca de 107 km de Manaus, Amazonas. É um primeiro momento de reconhecimento, de aprendizado sobre a Casa do Rio, suas perspectivas e estratégias, e de troca de informações e conhecimentos sobre ambas as organizações. O primeiro passo no apoio técnico que a Adel começa a oferecer à Casa do Rio.

Além disso, Adel e Casa do Rio, juntas, já estão elaborando e vão desenvolver projetos e ações em conjunto. Metodologias e conceitos programáticos gerados pela Adel em seus 11 anos de atuação serão reaplicados pela Casa do Rio, nas comunidades em que trabalha. A proposta da Adel é assessorar a Casa do Rio a partir do aprendizado adquirido como agência de desenvolvimento local com atuação consolidada em ambientes de resiliência no Brasil.

“Vamos trabalhar com aspectos tanto da configuração programática, quanto de governança e gestão, para que a Casa do Rio seja uma organização mais forte e consistente nos próximos anos”, ressalta Gláucio Gomes, Diretor de Desenvolvimento da Adel.

Compartilhar: