Adel inicia oficinas do Projeto Jovens Empreendedores e Protagonistas Rurais nas Escolas

 

Ontem, 08 de maio de 2018, realizamos as primeiras oficinas do Projeto Jovens Empreendedores e Protagonistas Rurais nas Escolas. Iniciamos com a oficina Sustentabilidade e Convivência com a Caatinga na EEM Etelvina Gomes Bezerra, em Pentecoste.

No total, 49 adolescentes que cursam entre o 1º e 3º ano do Ensino Médio, participaram das atividades do projeto que ocorrem nos turnos manhã e tarde.

Os principais objetivos da oficina Sustentabilidade e Convivência com a Caatinga são compreender a dimensão territorial e a importância do bioma para o Brasil e o Nordeste brasileiro, e, refletir com os adolescentes os impactos ambientais sobre a Caatinga na região onde vivem.

Numa perspectiva de educação contextualizada e utilizando os princípios da cooperação e a valorização dos saberes tradicionais, nossa equipe promoveu durante a oficina um debate sobre a dimensão territorial da Caatinga, os impactos da ação do homem nesse território, e as possibilidades de recuperação e conservação do bioma.

 

Segundo Marleide Moreira, Coordenadora e Professora da Escola Etelvina Gomes Bezerra, o projeto traz perspectivas de futuro, pois através dele os jovens conhecem novas alternativas de permanência no meio rural após a conclusão do Ensino Médio. Ela acredita no protagonismo dos jovens e na capacidade de transformação em ambientes de resiliência.

Para o estudante Amom Matos, de 17 anos, a oficina lhe permitiu aprimorar os conhecimentos sobre o território onde vive. Ele acredita que os conceitos aprendidos e compartilhados serão de grande impacto no seu futuro.

Além dessa oficina, os estudantes participarão nas próximas semanas de mais cinco oficinas: Juventude e Direitos Humanos; Águas e Desenvolvimento do Semiárido; Juventude e Protagonismo Rural; Juventude e Empreendedorismo Rural; e, Inovação e Tecnologias Socioambientais.

Todas as oficinas acontecerão nos turnos manhã e tarde nas Escolas. Após esta etapa de formação, os estudantes participarão de um intercâmbio e de um seminário de conclusão do projeto, atividade em que os estudantes apresentarão para a comunidade escolar as soluções criativas que eles pretendem desenvolver em suas comunidades.

Ainda esta semana, nossa equipe inicia as oficinas em mais três escolas do território: EEM São Sebastião, Apuiarés (09 de maio); EEM Waldemar Alcântara, São Gonçalo do Amarante (10 de maio); e EEM Edite Alcântara Mota, General Sampaio (11 de maio).

O Projeto

 

O Projeto Jovens Empreendedores e Protagonistas Rurais nas Escolas, que é parte do portfólio de ações do Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER), atua em escolas dos municípios cearenses de Pentecoste, Apuiarés, São Gonçalo do Amarante e General Sampaio.

Consiste em oficinas com estudantes e professores de escolas formais do Semiárido cearense, a partir da estratégia de introduzir temas como convivência sustentável, desenvolvimento local, empreendedorismo rural de jovens, protagonismo social, direitos humanos e convivência com o clima da região. São apresentados conceitos, ferramentas e abordagens, com o intuito de incorporar nos conteúdos formais e no dia a dia escolar valores e práticas relacionadas aos temas citados.

O Projeto é resultado de parcerias firmadas em 2018, com a Unesco (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization) e Rede Globo através do Criança Esperança, e, com o Conselho de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ceará (CEDCA/CE). Conta com o apoio da Secretaria Estadual da Educação e Cultura do Estado do Ceará (SEDUC-CE).

Compartilhar: