Adel inicia Projeto em duas escolas do Ceará

Tiago Cerqueira, Analista de Projetos Adel, durante apresentação do Projeto para os professores.

Nosso Projeto “Jovens Protagonistas Rurais: Educação contextualizada para o desenvolvimento sustentável” é realizado com professores e estudantes de duas escolas rurais do Ceará, uma em Pentecoste e outra em São Gonçalo do Amarante: EEMTI Tabelião José Ribeiro Guimarães e EEFM Adelino Alcântara Filho, respectivamente.

O Projeto busca disseminar conteúdos relacionados à educação para o desenvolvimento sustentável, através da introdução de temas transversais em uma perspectiva de educação contextualizada, que aproxima a escola da realidade das comunidades rurais onde vivem seus estudantes, considerando o potencial que têm como protagonistas sociais e futuros empreendedores locais.

Nas últimas semanas, nossa equipe de Programas visitou as duas escolas atendidas e apresentou o Projeto, seus objetivos e resultados esperados para os professores e núcleos gestores.  A primeira ação prevista é a ampliação de capacidades de 20 professores e gestores escolares das duas instituições de ensino para contribuir com a formação dos adolescentes e jovens no contexto rural do Semiárido, a partir de uma perspectiva de educação contextualizada.

Além da formação com professores e estudantes, estamos realizando um Estudo Situacional das Escolas. Com o engajamento de professores e gestores e levantamento de dados sobre protagonismo e participação estudantil, buscamos compreender como ocorre a atuação da comunidade escolar, quais os conteúdos e métodos referentes a educação contextualizada e os territórios em que as escolas estão inseridas são trabalhados, assim como o envolvimento e articulação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

“Para esse estudo situacional, estamos utilizando tanto dados secundários quanto primários. Os dados secundários estão sendo coletados a partir de informações disponibilizadas pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), indicadores do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e alguns estudos do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Ao mesmo tempo, estamos fazendo o levantamento de alguns dados primários durante as visitas às escolas, por meio de uma conversa mais próxima com os professores e com a equipe gestora”, reforça Tiago Cerqueira, nosso Analista de Projetos.

Sobre o Projeto

O Projeto “Jovens Protagonistas Rurais: Educação contextualizada para o desenvolvimento sustentável”, foi selecionado no Edital de Seleção de Projetos do Instituto Solea. Na última terça, 30/08, o Diretor Executivo do Instituto, Luiz André, visitou as escolas junto com nossa equipe e conheceu os gestores e educadores envolvidos. Para Luiz André, o Projeto terá um grande valor para a transformação positiva da realidade local e já é visível o interesse e engajamento das duas escolas.

Luiz André, Diretor Executivo do Instituto Solea, durante visita às escolas no Ceará.

A formação com professores é a primeira ação do projeto. Em seguida, 100 estudantes vão participar de oficinas com foco no desenvolvimento sustentável, na construção de projetos de vida e de trajetórias de desenvolvimento no contexto rural que considerem o empreendedorismo e o protagonismo social como estratégias viáveis para sua permanência no campo.

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