Adel participa da Virada Sustentável em Fortaleza

Rayssa Duarte, jovem empreendedora rural e designer de moda

A Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel) participa da primeira Virada Sustentável de Fortaleza/CE, que ocorre dos dias 20 a 24 de novembro em diferentes espaços da cidade. A Virada Sustentável conta com a participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, equipamentos culturais, empresas, escolas e universidades, entre outros. O objetivo é apresentar uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade e seus diferentes temas para a população, além de reforçar as redes de transformação e impacto social existentes em diferentes cidades.

Na próxima quinta-feira, 21, a Adel fará parte do painel Negócios de Impacto Socioambiental, às 14h no Cine-Teatro São Luiz. Gláucio Gomes, Diretor de Desenvolvimento da Adel e especialista em Desenvolvimento Local, apresentará juntamente com outros convidados/as um panorama do ecossistema de investimento de impacto e o trabalho das startups no Brasil, com dados, aprendizados e reflexões para o futuro da área.

Já na sexta-feira, 22, a Adel realiza o painel Desenvolvimento, Sustentabilidade e Empreendedorismo em Tempos de Resiliência, às 9h, no Espaço O Povo de Cultura & Arte. Um debate sobre os desafios e as oportunidades para o desenvolvimento local sustentável de comunidades rurais e urbanas. O painel abordará aspectos referentes à inclusão no mundo do trabalho por grupos em contextos de vulnerabilidade socioeconômica, inseridos nas grandes transformações da atualidade que exigem dinamismo e adaptabilidade.

As mudanças são rápidas e agressivas, seja no campo cultural, social e/ou econômico, como no próprio campo ambiental, em que a crise climática já gera efeitos reais e bastante sensíveis, especialmente em grupos vulneráveis e sem acesso a redes consistentes de proteção e solidariedade. São tempos que exigem adaptabilidade pelas populações, o ato de ser resiliente. Mas ainda é preciso chegar a conclusões necessárias ou mais práticas sobre sua aplicabilidade e como desenvolver habilidades nesse sentido através de programas e políticas públicas.

Além de representantes da Adel, o momento contará com especialistas, empreendedores sociais e de negócios e pesquisadores sobre desafios e oportunidades no mundo do trabalho, com especial atenção ao empreendedorismo e ao protagonismo de jovens e outros grupos em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Os/As convidados/as irão debater sobre as alternativas de promoção do desenvolvimento sustentável, abordando modelos de negócios e de atuação customizáveis para comunidades, mas que provocam impactos de maior escala.

Ainda como parte da programação da Virada Sustentável, a Adel realiza na sexta-feira, 22, o Workshop “Todxs Podem Empreender” a partir das 13h no Ponto de Cultura Casa AME do Movimento de Saúde Mental Comunitária. O Workshop “Todxs Podem Empreender” é composto por duas oficinas: Empreendedorismo Feminino, para mulheres interessadas em saber como dar os primeiros passos para criar e começar seus próprios negócios; e, Empreendedorismo de Negócios sustentáveis, para jovens que buscam desenvolver negócios que gerem, ao mesmo tempo, lucro e impactos sociais e ambientais positivos para suas comunidades.

Sobre a Virada Sustentável

A Virada Sustentável é um movimento de mobilização para a sustentabilidade que organiza o maior festival sobre o tema no Brasil. Começou em 2011 em São Paulo e já realizou edições nas cidades do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador e Manaus, entre outras.

A concepção temática da Virada Sustentável é atualmente pautada nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, definidos pela ONU, que são também os princípios que orientam a programação do festival em todas as cidades.

Compartilhar: