Adel participa de lançamento do Programa EDP Renováveis Rural no Rio Grande do Norte

 

Hoje (25/06), às 15h, nossa equipe participou na comunidade Tubiba, em Touros, Rio Grande do Norte, do lançamento do Programa EDP Renováveis Rural desenvolvido pela EDP Renováveis em quatro comunidades rurais do entorno das Centrais Eólicas JAU e Aventura 1.

O Programa EDP Renováveis Rural objetiva contribuir com o desenvolvimento sustentável das comunidades rurais onde atua e beneficia 40 agricultores familiares nos municípios de Touros e Jandaíra. A primeira atividade desenvolvida pelo Programa em parceria com a Adel foi o diagnóstico de potencialidades e vulnerabilidades para o desenvolvimento rural que foi apresentado hoje, aos moradores de Tubiba, e que será divulgado amanhã, na sede da Associação de Jovens Agroecologistas (AJOCA) para as famílias de Cabeço, Lagoa da Serra Verde e Zabelê.

Durante os meses de abril e maio, a equipe da Adel visitou as famílias dessas quatro comunidades e através de entrevistas e oficinas de Diagnóstico Rural Participativo (DRP) coletou dados que evidenciam as potencialidades dos estabelecimentos produtivos das famílias que residem em Cabeço, Lagoa da Serra Verde, Tubiba e Zabelê.

As comunidades têm suas particularidades e apresentam em comum o desejo dos moradores de obterem melhores condições de trabalho e renda, e, a inexistência de práticas de produção e de gestão dos estabelecimentos por parte dos agricultores. Os dados e informações elencadas no diagnóstico são essenciais para identificar vulnerabilidades e oportunidades das ações junto as 40 propriedades rurais que serão beneficiadas pelo Programa EDP Renováveis Rural.

Para o Diretor de Negócios da Adel, Wagner Gomes, as principais oportunidades elencadas no diagnóstico estão relacionadas a implantação de soluções e tecnologias socioambientais para a convivência com o semiárido, como sistemas de captação de água da chuva, produção agroecológica, criação de galinha caipira, produção de mel, reuso da água e reserva estratégica para pequenos animais.

Após apresentação do diagnóstico nas comunidades, os agricultores vão participar de oficinas sobre associativismo, gestão rural, cooperativismo, entre outros temas. O Programa também realizará visitas técnicas e contribuirá com a implantação de tecnologias socioambientais de convivência com o semiárido.

Todas estas ações do Programa contam com a parceria da Adel, que também é responsável pela elaboração e execução de uma estratégia de comunicação para dar visibilidade as atividades do Programa, e, assessoria técnica e gerencial para a formação continuada e o uso eficiente das tecnologias implantadas no período de dezoito meses.

Sobre o Programa EDP Renováveis Rural

 

O Programa EDP Renováveis Rural tem como objetivo gerar trabalho e renda para moradores de propriedades do entorno das Centrais Eólicas JAU e Aventura 1, por meio de capacitações voltadas à competitividade e sustentabilidade dos empreendimentos rurais no sertão potiguar e do fomento à inovação, ao empreendedorismo e à difusão das tecnologias sociais – de produção, gestão e boas práticas de convivência com o semiárido.

As atividades nos municípios de Touros e Jandaíra iniciaram em abril de 2018 e se estenderão até setembro de 2019. O Programa é realizado junto às comunidades do entorno das Centrais Eólicas JAU e Aventura 1 e é desenvolvido em parceria com a Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel) e com o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A ação é organizada pela EDP Renováveis com apoio do Instituto EDP, organização que coordena as ações socioambientais do Grupo.

Mais informações: https://www.edpr.com/pt-pt/edpr/fundacion-edp

Compartilhar: