Adel realiza ações para fortalecimento de CMDCAs no Piauí

Adriano Batista, Diretor Executivo da Adel

A Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel) e o Instituto Tecnológico e Vocacional Avançado (Iteva), realizaram na última semana, no período de 5 a 7 de novembro de 2019, o Curso Desenvolvimento de Conselhos e Gestão de Fundos para Crianças e Adolescentes no Piauí. O curso visa fortalecer as redes socioassistenciais dos municípios piauienses Cristino Castro e Santa Luz. É uma das ações do serviço prestado ao ChildFund Brasil pela Diretoria de Novos Negócios da Adel.

A atividade foi realizada no Gurguéia Park Hotel, em Cristino Castro. A formação foi destinada a cerca de trinta (30) participantes, integrantes dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCAs) dos municípios atendidos. Contou ainda com membros da Associação de Assistência à Criança e ao Adolescente (ASSCAD); representantes da Câmara Municipal de Cristino Castro; os Prefeitos de Santa Luz e Cristino Castro, Cidelton Pinheiro e Manuel Pereira Junior, respectivamente; assistentes sociais e membros do Conselho Tutelar dos dois municípios.

Júlio César dos Santos, Coordenador de Operações de Campo do ChildFund Brasil

A abertura foi realizada por Júlio César dos Santos, Coordenador de Operações de Campo do ChildFund Brasil. Júlio explicou os principais objetivos do curso, tais como a implementação dos Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCAs), organização documental, registro e certificação das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) junto aos órgãos públicos. A formação foi conduzida por Anderson Pires, Coordenador Administrativo-Financeiro do Iteva.

Gurguéia Park Hotel, Cristino Castro/PI

A temática foi aplicada de forma dinâmica e permitiu a interação entre os participantes. Para Maria Rita de Sousa, integrante da Secretaria de Assistência Social e do CMDCA de Cristino Castro, o curso foi excelente, com um conteúdo bastante atual. “Acredito que fortaleceu muito os conselhos e os conselheiros tiveram uma oportunidade de aprender muito, agora é fazer acontecer. Os conteúdos dados e explicados trouxeram um novo jeito de trabalhar”, reforça Maria Rita.

A capacitação foi aplicada após a realização de um Diagnóstico Situacional dos Conselhos e dos Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente de Cristino Castro e Santa Luz. O Diagnóstico Situacional e o Curso Desenvolvimento de Conselhos e Gestão de Fundos para Crianças e Adolescentes fazem parte da parceria entre a Adel e Iteva com foco no fortalecimento dos Conselhos Municipais dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (CMDCAs).

Compartilhar: