ADEL realiza capacitação sobre Manejo básico de Apis Melífera

Nos dias 7 a 11 de Junho de 2010, aconteceu na comunidade Vila Nova – Serrota, a capacitação sobre “Manejo básico de Apis melífera”. O curso foi realizado pela ADEL, em parceria com a Associação Comunitária dos Apicultores de Vila Nova – Serrota (AVNAPIS), Banco do Nordeste e Centro Vocacional Tecnológico (CVT).

O curso foi ministrado pelo técnico do CVT, Gilberto, e aconteceu no período da manhã e tarde. Com uma carga horária total de 40 horas, as aulas foram intercaladas entre teoria e prática.

Nas aulas teóricas foram abordados assuntos como a anatomia das abelhas, como fazer a inspeção das colméias, o que verificar nas caixas, diferenciar os tipos de abelhas do enxame, como preservar as floradas, quais os produtos das abelhas, vestimenta e os utensílios utilizados na apicultura. As atividades práticas realizadas foram visitas aos apiários dos próprios produtores e capturas de um enxame que se encontrava nas proximidades.

No último dia de curso, o grupo assistiu a um vídeo sobre o tema e recebeu a visita do Engenheiro Agrônomo Marciano Moreira do Instituto SESEMAR.

Segundo o Apicultor e também presidente da AVNAPIS, Ivo Castro, “o curso foi bom porque serviu para nivelar o conhecimento dos apicultores novatos e fazer uma reciclagem dos apicultores que já tinham realizados outros cursos”.

Compartilhar: