Adel realiza Projeto de Segurança Hídrica no Rio Grande do Norte

14906913_1279146448802098_561440584059551247_nEntre os dias 24 e 28 de outubro, a Adel iniciou o Projeto de Segurança Hídrica nos munícipios de São Miguel do Gostoso e João Câmara, no Rio Grande do Norte. O projeto integra o Programa Raízes desenvolvido pela CPFL Renováveis e tem por objetivo ampliar o acesso à água segura para consumo humano e para a produção, através de um modelo que integra inovação tecnológica, fortalecimento de capacidades e gestão comunitária das águas, em nove comunidades rurais.

O Programa Raízes da CPFL Renováveis tem como foco o desenvolvimento econômico, ambiental e social de comunidades do entorno dos empreendimentos onde a Companhia atua. A ideia do Programa é aproximar as comunidades e os agentes locais para pensar e construir o desenvolvimento local baseado nos princípios da Sustentabilidade.

A parceria da Adel com a CPFL Renováveis para realização deste projeto é uma oportunidade para instituição ampliar sua área de atuação. A Adel atua há nove anos no Ceará e a realização deste projeto em um novo estado do Nordeste é mais um desafio e conquista da organização, destaca Gláucio Gomes, Diretor de Desenvolvimento da Adel.

“É fantástico para Adel esta experiência, expandir a atuação para um novo estado do Nordeste e aplicar tecnologias socioambientais e soluções que estamos já trabalhando há alguns anos no Ceará em um contexto com desafios parecidos. Vamos aprender mais sobre como reaplicar essas tecnologias e adequá-las às particularidades de uma nova região, ao mesmo tempo em que vamos contribuir para o desenvolvimento local dessas comunidades. O Programa Raízes tem uma abordagem multidisciplinar bastante consistente para promover o desenvolvimento local e é um orgulho para a Adel poder fazer parte dessa iniciativa”.

14925303_1279147928801950_8451243469141967389_n
Diagnóstico de viabilidade das águas e das tecnologias existentes nas comunidades

O acesso a água é uma das principais limitações para o desenvolvimento local no Nordeste brasileiro. Entretanto, a Adel acredita que é possível mesmo em meio a este desafio, melhorar as condições de vida das famílias, gerar renda e ampliar a produção agrícola no semiárido, por meio do uso de tecnologias sustentáveis. Através da instalação de equipamentos físicos, capacitação às famílias na gestão das unidades produtivas e de recursos hídricos implantados, a Adel almeja colaborar com o desenvolvimento local.

Durante a realização do Projeto de Segurança Hídrica, a Adel vai realizar um diagnóstico de viabilidade das águas e das tecnologias existentes nas comunidades. Além disso, serão levantadas as alternativas de solução de recursos hídricos para o consumo e para produção; promover intercâmbios com as lideranças das comunidades; instalar diversas tecnologias sociais; realizar oficinas sobre gerenciamento de recursos hídricos para abastecimento de água e de irrigação, dentre outras atividades.

A perspectiva da Adel é colaborar na implantação do projeto de Segurança Hídrica nas comunidades do Rio Grande do Norte onde o Programa Raízes tem atuação. O desejo da organização é que o acesso a água e as tecnologias de convivência com o semiárido possam colaborar para o desenvolvimento das comunidades rurais na região.

Programa Raízes CPFL Renováveis

Com o objetivo de criar um amplo Programa de Investimento Social Privado, visando contribuir para aumentar o impacto social, ambiental e econômico positivo nas comunidades e ao entorno onde a CPFL Renováveis atua, e a partir de um processo participativo com as comunidades e os agentes locais, nasceu o Programa Raízes.

O primeiro ciclo do programa (2013-2015) apoiou projetos relacionados a cadeias produtivas, turismo, artesanato, infraestrutura, cultura, esporte e lazer, nos municípios de São Miguel do Gostoso, Parazinho, João Câmara e Touros (Rio Grande do Norte) e Palmares do Sul (Rio Grande do Sul). Nessa primeira fase do programa foram beneficiadas indiretamente 9.188 pessoas. Para o ciclo atual do Raízes (2016-2017), todos os projetos seguem os seguintes pilares: Segurança Hídrica, Compromisso com as Gerações Futuras e Cadeias Produtivas.

Para realização do Programa Raízes, a CPFL Renováveis conta com parceiros locais e regionais. Neste ciclo, a Adel é parceria no Projeto de Segurança Hídrica, nos municípios de São Miguel do Gostoso e João Câmara, no Rio Grande do Norte.

Site do Raízes: http://www.cpflrenovaveis.com.br/raizes

Compartilhar: