Adel realiza webinar Tecnologia e democratização digital

Dia 7, às 14h, a Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel) realiza o Webinar Tecnologia e democratização digital, no seu canal do YouTube, com a participação de Asier Ansorena, Mel-king Fellow (MIT Colab) e Senior Change Leader na Ashoka. A mediação será realizada por Gláucio Gomes, Diretor de Desenvolvimento da Adel, especialista em Desenvolvimento Local.

Asier é formado em Economia e Ciência Política pela Universidade de Michigan. Ele é espanhol, mas passou mais da metade de sua vida no exterior, principalmente entre Brasil e EUA. Em 2019 foi selecionado pela Ashoka como senior change leader para desenvolver uma estratégia de engajamento entre redes de diáspora do mundo e os empreendedores sociais da Ashoka.

Passou os últimos 10 anos no Brasil fazendo parte de um incrível movimento social focado no empoderamento econômico das comunidades, o Banco Palmas e a rede brasileira de bancos comunitários. Lá, ele teve que esquecer boa parte de seu treinamento como economista para compreender o poder da cooperação e da solidariedade na promoção do desenvolvimento local e a democracia econômica.

Hoje existem mais de 100 bancos comunitários no Brasil, seguindo o modelo do Banco Palmas. Como parte de sua missão de desenvolver estratégias de microcrédito, tecnologia e pesquisa para impulsionar o trabalho dos bancos comunitários, ele colaborou com diferentes organizações em temáticas como economia solidária, moedas locais e alternativas, pesquisa-ação participativa, inclusão financeira, fintechs e inovação social. Em 2013 co-fundou o Palmaslab, um laboratório de pesquisa e inovação da periferia urbana de Fortaleza. O Palmaslab tornou-se um espaço de co-criação e implementação de projetos de tecnologia e pesquisa impulsionados por jovens para a transformação das suas comunidades.

O Webinar é uma das estratégias da Adel para apoiar jovens empreendedores diante a crise ocasionada pela Covid-19. Num cenário de crise e hostilidade é preciso buscar esses exemplos de pessoas que já lutam por um mundo melhor, compartilhar essas experiências com demais jovens para que possam enxergar seu próprio potencial para inovação e superação de crises.

Durante o Webinar a Adel realizará ainda o sorteio de três exemplares do livro Todxs Podem Empreender, publicação de autoria dos Diretores da Adel, Gláucio Gomes e Evilene Abreu que apresenta os primeiros passos para uma jornada empreendedora.

Para participar do webinar e contribuir com o debate, inscreva-se no canal da Adel do YouTube e marque o lembrete. Aproveite e já faça sua inscrição clicando aqui!

Compartilhar: