Adel recebe equipe do Projeto São José III

Na última quinta-feira (26/01), a Adel recebeu no Centro de Formação do Jovem Empreendedor Rural, na comunidade de Sororoca, em São Gonçalo do Amarante, cerca de vinte integrantes do Projeto Desenvolvimento Rural Sustentável (PDRS), também conhecido como Projeto São José III, da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA).

O objetivo da visita foi apresentar a equipe da SDA o trabalho realizado pela Adel com jovens empreendedores rurais no território e aproximar a equipe das experiências realizadas com a comunidade.

“O momento foi bastante produtivo, todas as falas dos palestrantes foram muitas vezes interceptadas pelos visitantes, mostrando o interesse e motivação dos mesmos pela forma de trabalho da Adel”, ressaltou Anderson Vieira, Assistente de Projetos da Adel que esteve acompanhando o grupo.

Durante a visita, a equipe da Adel apresentou a história da organização e o Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER). Na ocasião, os jovens beneficiados pelo Programa – Vitor Esteves, Ricardo Rodrigues, Rayssa Duarte, Neto Ribeiro, Rafael Marques e Dayane Maciel também contaram as ideias empreendedoras que desenvolvem nas comunidades onde moram.

Ambos os jovens foram beneficiados pelo Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER), que cria oportunidades para o desenvolvimento de empreendimentos rurais por jovens empreendedores. O PJER utiliza uma abordagem integrada e trabalha com as habilidades empreendedoras da juventude possibilitando o acesso a conhecimento, crédito orientado, redes e tecnologias.

Desde 2009, o Programa já beneficiou mais de mais de 700 jovens de nove municípios do Estado do Ceará – São Gonçalo do Amarante, Pentecoste, Paracuru, Umirim, Caucaia, São Luís do Curu, Tejuçuoca, General Sampaio e Apuiarés.

Segundo Ricardo Rodrigues, jovem beneficiado pelo Programa, que trabalha com vendas de frutas e hortaliças, compartilhar sua experiência e conhecer as ações do Projeto São José III foi inspirador. “O encontro foi muito bom, tivemos uma roda de conversa e trocamos muitas ideias. Pude aprender e compartilhar muitas experiências com os visitantes da SDA”.

Na oportunidade, a Coordenadora Técnica do Projeto São José, Karina Holanda, apresentou as ações do Projeto São José III e as perspectivas futuras. Para Karina, “processos de formação, de capacitação, intercâmbio, estudos, e toda essa relação institucional no Estado é importante para fazer acontecer as ações do projeto. Foi um imenso prazer de estar aqui, de poder escutar muito mais do que repassar as informações do projeto, e ver o quanto que a gente ainda pode galgar do trabalho voltado para a questão da juventude”.

Além da SDA, estavam presentes funcionários da Secretaria de Desenvolvimento Social (STDS), e outras coordenadorias afins como a CODETE e SIECO, ligadas a Comissão de Segurança Alimentar e Nutricional.

Compartilhar: