Adel retoma atividades presenciais do PJER em RN

No início de setembro, a Adel retomou as atividades presenciais do Projeto Jovens Empreendedores e Protagonistas Rurais. A iniciativa, que faz parte do escopo de atuação do Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER), seria executada nas Escolas Estaduais de Ensino Médio Senador Jessé Pinto Freire, em Parazinho, e a Olímpia Teixeira, em São Miguel do Gostoso, ambos municípios do Rio Grande do Norte.

Com a crise sanitária mundial, provocada pela Covid-19, houve um reposicionamento estratégico e o Projeto passou a ser realizado diretamente nas comunidades rurais com maior incidência de estudantes ou que concentram números significativos de adolescentes e jovens.

Nos dias 2 e 3 de setembro foram realizadas duas oficinas em Antônio Conselheiro e Tábua, comunidades rurais do município São Miguel do Gostoso/RN. Mais de 20 jovens participaram dos encontros formativos, seguindo todos os protocolos de saúde e segurança diante o contexto pandêmico.

Os temas trabalhados foram Cultura de Paz e Cooperação, com o intuito de fortalecer o debate sobre direitos humanos; e, Laboratório de Criação de Iniciativas Locais, dando destaque a tecnologias sociais e sua importância no processo de sustentabilidade e desenvolvimento local. Grupos de jovens que concluem a formação em São Miguel do Gostoso, em breve irão apresentar seus projetos e participarão de uma premiação para avaliar e reconhecer as melhores micro iniciativas que disseminem e fortaleçam os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), em suas comunidades locais.

Para Jussara Barbosa, 23, jovem beneficiada na comunidade Antônio Conselheiro, o acesso a novos conhecimentos é gratificante. “Para nós da zona rural, as oportunidades de estudo são poucas por causa da dificuldade econômica e de deslocamento, fico agradecida de fazer parte deste projeto grandioso que tem melhorado nossos conhecimentos e nos dado oportunidade de crescer”, comemora.

Jovens beneficiados pelo Projeto Jovens Empreendedores e Protagonistas Rurais no Rio Grande do Norte

Sobre o Projeto

Antes dos primeiros casos de Covid-19 no Brasil, em fevereiro de 2020 foram realizados encontros formativos com os professores das duas escolas que seriam beneficiadas. A Oficina Abordagem Pedagógica da Aprendizagem Cooperativa contou com a participação do corpo docente das duas instituições, que foi convidado a participar do Projeto e analisar possibilidades e potencialidades do ensino, debater e propor estratégias, soluções e práticas para introdução de uma educação contextualizada nos planos e projetos pedagógicos de suas escolas.

Ainda em 2020, seguindo as recomendações e os protocolos de saúde e segurança daquele período, já nas comunidades rurais Antônio Conselheiro e Tábua, foram realizados encontros com jovens beneficiados. Os temas trabalhados foram Protagonismo Social, Desenvolvimento Local e Empreendedorismo de Base.

Por meio do Projeto, a expectativa é potencializar as vocações desses adolescentes e jovens, para que sejam protagonistas em suas comunidades e contribuam com o desenvolvimento local através do empreendedorismo, aliado a temas como respeito à diversidade, direitos humanos, promoção de um ambiente de paz e sustentabilidade nas relações com o meio ambiente.

“Em meio a todo esse contexto que estamos vivendo, incentivar jovens a serem a mudança dentro da sua comunidade é muito gratificante. Tem sido um desafio, pois houve um distanciamento das salas de aulas e a dificuldade redobra em trazer esse jovem para participar das formações, mas ainda assim, temos um número significativo participando e demonstrando interesse pelo Projeto”, ressalta Fábia Oliveira, Assistente de Projetos da Adel.

O Projeto Jovens Empreendedores e Protagonistas Rurais foi selecionado no 11º Edital Socioambiental da Brookfield Energia Renovável, atualmente Elera Renováveis.

Compartilhar: