Goats for the Semi-arid: An example of citizenship

In a pioneering action in food security, the Project Goats for the Semiarid ensures the nutrition of families in the interior of Ceará. With a self-sustaining proposal, the project aims to combat malnutrition of children and adolescents by offering families the possibility of increasing income from goat farming.

A idéia é garantir recursos e capacitação técnica para famílias de produtores rurais que vivem no município de Apuiarés, Ceará, onde o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) ainda se encontra abaixo do tolerável e a renda média das famílias, raramente é superior a 90 reais por mês.

Initially, o projeto está sendo desenvolvido na comunidade de Alto dos Caetanos, uma pequena comunidade composta por 20 famílias que vivem da agricultura de subsistência e de benefícios governamentais, como o bolsa-escola. Na comunidade, não existem quadra poli – esportiva, posto de saúde, telefone público e água encanada. Apenas, 01 year, é que possui energia elétrica. Na comunidade, existe uma pequena escola que se encontra deteriorada.

O projeto funciona com a doação de cabras leiteiras para que as famílias utilizem o leite na alimentação das crianças. Cada família recebe uma cabra prenha ou parida e em um período de dois a três anos, devolve ao projeto outra cabra que será encaminhada para outra família. currently, participam do projeto 05 famílias e 16 children. O projeto conta com o apoio do Fundo Rotativo Solidário da ADEL, em parceria com o Instituto Coração de Estudante e Ashoka Empreendimentos Sociais.

Segundo Aurigely Barbosa, uma das coordenadoras do projeto, entre os benefícios obtidos com o projeto estão: a redução da desnutrição, o crescimento do espírito associativista, a recuperação da auto-estima dos envolvidos e de iniciativas para a melhoria de vida da comunidade.

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *