O Curso Empreendedorismo e Gestão de Negócios Rurais tem duração de quatro meses e trabalha com o método de Pedagogia da Alternância. Esse método é uma abordagem em que os participantes do curso permanecem uma semana em regime de imersão no Centro de Formação, em aulas e trabalhos em grupos, e, depois, passam outras duas semanas nas comunidades em que moram, realizando atividades pedagógicas práticas, de campo, com apoio de educadores da Adel.

Durante o Curso, os jovens empreendedores aprendem sobre conceitos e ferramentas para planejamento, criação, gestão e desenvolvimento de empreendimentos rurais; analisam os contextos em que desejam empreender; identificam as oportunidades; e, então, elaboram seus planos de negócios e projetos, que podem ser individuais ou coletivos (grupos de jovens da mesma comunidade ou de comunidades vizinhas).

Os projetos de empreendimentos não são apenas para negócios agrícolas. Podem ser também negócios não-agrícolas, que incluem diferentes atividades, tais como comércio (abrir uma pequena loja, por exemplo) ou prestação de serviços (abrir um salão de cabeleireiro ou uma lanhouse, talvez). Esses são negócios rurais porque são implantados em meio rural (comunidades ou mesmo em municípios rurais), mas não necessariamente agrícolas (porque não envolvem a prática da agricultura ou da pecuária). Com planos de negócios em mãos, os jovens podem submetê-los para receber um pequeno empréstimo do Fundo Veredas.