Diretor Executivo da Adel participa do projeto Diálogos na UFCA

Na última quarta-feira (28), Adriano Batista, Diretor Executivo da Adel, participou do encontro remoto da Disciplina: Estado, Sociedade e Economia Brasileira, do Curso de Administração Pública e Gestão Social (APGS) promovido pelo Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal do Cariri (UFCA).

A iniciativa faz parte do projeto Diálogos: Partilhando Experiências, Saberes e Conhecimentos – APGS 10 anos. Busca contribuir com a formação técnico-política e ética de profissionais e pesquisadores para atuarem como administradores públicos e/ou gestores sociais, capazes de interpretar os desafios da contemporaneidade e comprometidos com o desenvolvimento sustentável local e global.

O encontro foi mediado pelo Professor Alberto Teixeira, que reiterou o papel da Adel no contexto político-social e a importância das tecnologias sociais implementadas para promoção do desenvolvimento local. Adriano apresentou para os estudantes a sua trajetória acadêmica e profissional, o trabalho da Adel realizado nos últimos treze anos, o surgimento e o cenário atual da organização.

“ A Adel surgiu a partir do nosso desejo de levar o conhecimento técnico e científico para as comunidades. Nós começamos a trocar ideias com os jovens e os agricultores e decidimos empreender. Compartilhar conhecimentos é fundamental para avançarmos em estratégias efetivas de desenvolvimento local”, relatou Adriano.

Captura de tela durante o curso online.

A criação da Adel é resultado da mobilização de jovens de comunidades rurais no semiárido do Ceará que tiveram a oportunidade de cursar a universidade na capital do Ceará, Fortaleza, e optaram por retornar à região, onde nasceram e foram criados, para investir os conhecimentos e as habilidades adquiridas em prol do desenvolvimento local.

Em 2007, esses jovens se organizaram e começaram a atuar na região de Pentecoste, no norte do Ceará, onde fundaram a Adel para apoiar pequenos produtores rurais em situação de vulnerabilidade com foco no fortalecimento da agricultura familiar. Hoje, a instituição atua em toda a região Nordeste.

Conforme destacou Adriano no encontro, a expansão da Adel é resultado do seu modelo de governança. “Nos últimos anos, nós avançamos na implantação de um modelo de governança adequado à profissionalização. Priorizamos processos de análise e tomada de decisão em nível estratégico e aprimorarmos os mecanismos internos de controle e planejamento”.

A Adel realiza parcerias com professores, pesquisadores e empreendedores com o  objetivo de sistematizar, avaliar e produzir referências sobre desenvolvimento local. Todo esse conhecimento é compartilhado com o mercado e com a academia para engajar novos atores em um diálogo técnico sobre conceitos e estratégias de desenvolvimento no Brasil. Colaborar com a formação dos estudantes da UFCA faz parte dessa estratégia.

Compartilhar: