Educação Ambiental Contextualizada é tema de oficinas realizadas com comunidades rurais

Visando construir junto às comunidades rurais do semiárido, um olhar sensível para as questões ambientais, a Adel vem realizando oficinas sobre educação ambiental contextualizada, abordando as temáticas fauna e flora, agroecologia, recursos hídricos, resíduos sólidos e coleta seletiva. A atividade faz parte do Programa de Educação Ambiental da Qair, empresa de energias renováveis, com as comunidades do entorno do Complexo Eólico Afonso Bezerra, no Rio Grande do Norte.

A vivência busca o desenvolvimento de expertises dos atores locais para o reconhecimento dos impactos de suas ações no meio ambiente e o compartilhamento de tecnologias sociais capazes de reduzir o impacto dos resíduos sólidos nesses territórios. São apresentadas nas oficinas, técnicas aplicadas para estimular a decomposição de materiais orgânicos por microrganismos, como por exemplo, a utilização da compostagem doméstica.

De acordo com a equipe técnica da Adel, a experiência tem sido uma forma de construir junto aos participantes o entendimento de que cada um é agente multiplicador dos saberes e de transformação do meio em que vivem.

Para Ezequiel Quirino, 28, morador da comunidade Cabeço dos Mendes, município de Afonso Bezerra (RN), preservar o meio ambiente é importante para todas as gerações. “Educação ambiental é você não poluir a natureza para que meus filhos e netos não sofram e nem a gente. Temos que preservar as matas, porque são nossas riquezas e fazemos parte dela. Sem ela não conseguiremos viver”, enfatiza.

Na comunidade PA Mulungu, também município de Afonso Bezerra (RN), uma das poucas localidades com coleta seletiva assídua, o Sr. Hélio dos Santos, 45, partilha sua preocupação com o meio ambiente e a saúde de todos. “Tenho conhecimento que a natureza dá condições necessárias para produzir de forma natural sem usar veneno. Na minha produção, eu nunca coloquei veneno, pelo contrário, procuro sempre receitas de biofertilizantes na internet para melhorar minha produção, pois sei que os produtos naturais são o que realmente fazem bem para saúde. Gostei muito da oficina, pois pude aprender várias coisas novas que irei aplicar na minha produção”, destaca o agricultor.

Ao todo, serão realizadas sete oficinas de Educação Ambiental Contextualizada. As atividades seguem todos os protocolos de segurança a fim de evitar a transmissão da COVID-19. Os momentos contam com a participação de até dez moradores, em ambientes abertos e têm duração média de duas horas.

Sobre o Programa de Educação Ambiental da Qair

O Programa de Educação Ambiental da Qair realizado no entorno do Complexo Eólico Afonso Bezerra, no Rio Grande do Norte, compartilha com as comunidades do entorno do empreendimento usos alternativos e menos impactantes dos recursos naturais disponíveis, por meio de atividades socioeducativas.

Espera-se que as atividades realizadas pela Adel, entidade executora do Programa, possibilitem a participação dos moradores para uma atuação efetiva na melhoria da qualidade ambiental e de vida no território.

Compartilhar: