Empreendedores se unem na 1ª rede socioambiental de mídia do país

Iniciativa
pioneira do Grupo Folha reúne 38 organizações para disseminar ideias e soluções
socioambientais para o Brasil. Debates, documentário, fórum sobre
sustentabilidade, site, blog e publicação de notícias e perfis de líderes
sociais estão entre as ações estratégicas para fazer do empreendedorismo social
uma referência na mídia e na sociedade.
Com
o objetivo de “disseminar ideias e soluções socioambientais para um novo
Brasil”, a Folha
de S.Paulo
lança uma iniciativa pioneira: a Rede Folha de Empreendedores
Socioambientais
.
Ela
é composta por finalistas dos prêmios Empreendedor Social (em sua sétima edição
em 2011) e Empreendedor Social de Futuro (na terceira edição). Dessa maneira, o
jornal torna-se o primeiro grupo de mídia no mundo a promover, selecionar,
divulgar e articular líderes sociais brasileiros.
“O
lançamento reflete a consolidação de um projeto de longo prazo que a Folha se propôs
a desenvolver a partir de 2005, com a criação do Prêmio Empreendedor Social,
que seleciona e chancela líderes sociais inovadores, sustentáveis e com forte
impacto em políticas públicas e na sociedade em geral”, diz Sérgio Dávila,
editor-executivo da Folha
de S.Paulo
.
Nesta
primeira fase, a iniciativa reúne 38 organizações inovadoras e de notório
impacto social no país. Os líderes sociais que já aderiram à proposta
são: Ana Moser, do Instituto Esporte & Educação; André Albuquerque, da
Terra Nova Regularizações Fundiárias; André François, da ImageMagica; Auro
Lescher, do Projeto Quixote; Axel Grael, do Instituto Rumo Náutico/Projeto
Grael; Berenice Kikuchi, da Associação de Anemia Falciforme do Estado de São
Paulo; Carlos Eduardo Zuma, do Instituto Noos; Cláudia Cotes, da Vez da Voz;
David Hertz, da Gastromotiva; Eliana Tiezzi, do Projeto Papel de Gente;
Elizabeth Vargas, do Centro Ruth Cardoso; Érika Foureaux, do Instituto Noisinho
da Silva; Eugenio Scannavino Netto, do Projeto Saúde & Alegria, Fábio
Bibancos, da Turma do Bem; Francisco Alemberg, da Fundação Casa Grande; Joaquim
de Melo Neto, do Banco Palmas; Jussara Matsuda, da Clínica Cidadã; Karen
Worcman, do Museu da Pessoa; Karina Rehavia, da Ninui; Luciano Huck, do
Instituto Criar; Luiz Moura, do Núcleo de Ensino e Pesquisa Aplicada;
Marcelo Mello, do Prove; Márcia Rolon, do Instituto Homem Pantaneiro; Maria
Tereza Leal, da Cooperativa de Trabalho Artesanal e de Costura da Rocinha;
Nicolau Priante Filho, do Coorimbatá; Patrícia Chalaça, da Casa da Criança;
Raquel Barros, da Associação Lua Nova; Ricardo Cardim, do Amigos das Árvores de
São Paulo; Roberto Kikawa, do Projeto Cies; Rodrigo Castro, da Associação
Caatinga; Rodrigo
de Méllo Brito, da Aliança Empreendedora
; Rosana Bianchini, do
Instituto Kairós; Sueli de Lima, da Casa da Arte de Educar; Suzana e Cláudio
Padua, do Instituto de Pesquisas Ecológicas; Teresa Costa d’Amaral,
do Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência; Valdir
Cimino, da Associação Viva e Deixe Viver; Wagner Gomes, da Agência de
Desenvolvimento Econômico Local
; e Yvonne Bezerra de Mello, do Projeto Uerê.
“A Rede Folha de Empreendedores Socioambientais estimulará o
fortalecimento do exercício da cidadania plena, através de colaborações e
disseminações de ideias fundamentais que possam abrir novas perspectivas para o
Brasil.” diz Wagner Gomes, co-fundador e Diretor Executivo da Agência
de Desenvolvimento Econômico Local (Adel).
Terceiro
setor: novos canais de comunicação 
O
leitor se beneficiará com mais informações sobre o terceiro setor e novos
canais de comunicação. Por meio do site www.folha.com.br/empreendedorsocial,
pode-se ter acesso a notícias sobre cooperativismo, negócio social e práticas
socioambientais. No endereço, há também dicas sobre ações de sustentabilidade,
perfis de empreendedores sociais e informações de iniciativas inovadoras.
Os
integrantes da Rede Folha de Empreendedores Socioambientais também contribuem
regularmente com posts no Blog Empreendedor Social: http://empreendedorsocial.folha.blog.uol.com.br/.
“Com
a Rede Folha de
Empreendedores
Socioambientais,
a Folha
vai além da busca e da seleção de ideias comprovadamente eficazes para os
problemas socioambientais brasileiros e passa a divulgar essas ações de forma
integrada nos canais do Grupo Folha”, afirma Patrícia Trudes da Veiga, editora
de Suplementos e do Empreendedor Social.
Debates
e documentário
Faz
parte da iniciativa a série “Diálogos com a Rede Folha”, que realizará
mensalmente debates na internet sobre assuntos de grande relevância ao país,
com produção da TV
Folha
e transmissão pela Folha.com.
Além
disso, a rede será tema de um documentário em formato de série, a ser produzido
pela TV Folha,
e articulará o 3° Fórum de Empreendedorismo Socioambiental, em 2012.
Sobre
os prêmios
O
Prêmio Empreendedor Social, realizado pela Folha de S.Paulo e pela Fundação
Schwab, está em sua sétima edição. Já o Prêmio Folha Empreendedor Social de
Futuro, iniciativa exclusiva da Folha
de S.Paulo
, está no seu terceiro ano. Ambos buscam reconhecer
líderes sociais que atuam de forma inovadora, sustentável e com forte impacto
na sociedade e em políticas públicas. Em 9 de novembro, a Folha de S.Paulo
divulgará os vencedores e finalistas dos prêmios, com circulação, no dia 10, de
um caderno especial com o perfil detalhado dos finalistas de 2011.
Os
concursos socioambientais têm patrocínio da Ernst & Young Terco e apoio
estratégico de Artemisia; Ceats (Centro de Empreendedorismo Social e
Administração em Terceiro Setor); Iats (Instituto de Administração para o
Terceiro Setor); Figueiredo Lopes, Golfieri, Reicher, Storto Advogados; IGesc
(Gestão para Organizações da Sociedade Civil); Neurônio; sitawi e The Hub.
Outros
apoiadores são ABCR (Associação Brasileira de Captadores de Recursos), Ashoka,
CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável),
Ethos, Folha.com,
Gife (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas), ONG Brasil, P&B
Comunicação, Planeta Voluntários, Sator e UOL.

Compartilhar: