Encontro com meliponicultores de Lagoa das Pedras

No dia 19/03 aconteceu na comunidade de Lagoa das Pedras, em Apuiarés, o primeiro encontro com o grupo de meliponicultores, participantes do projeto “Sertão produtivo e agroecológico”.

Participaram da reunião moradores da comunidade que são criadores de abelhas nativas sem ferrão (jandaíra), com o objetivo de conhecerem a iniciativa do projeto que agrega produtores de outras duas comunidades do Médio Curu (Vila Soares/Apuiarés e Sitío do Meio/Pentecoste).

Inicialmente, a equipe do projeto está visitando cada comunidade e fazendo um mapeamento dos produtores de melíponas, conhecendo as técnicas utilizadas e discutindo estratégias de produção e fortalecimento da atividade.

Na comunidade de Lagoa das Pedras, além das atividades com os meliponicultores, a Adel realiza um trabalho com os jovens através do Centro Integrado de Tecnologias, espaço gerido pelos jovens da comunidade, que possibilita o acesso às Tecnologias de Informações e Comunicação (TIC’s) e contribui com a formação e o desenvolvimento local.

No encontro com os meliponicultores, Everardo Alves, Presidente da Associação Comunitária, ressaltou a importância das atividades desenvolvidas em parceira com a Adel e afirmou que os impactos têm sido bastante positivos.

O projeto “Sertão produtivo e agroecológico” é realizado pela Adel, em parceria com o Programa de Pequenos Projetos Ecossociais do Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN).

Compartilhar: