Encontros virtuais capacitam produtores de leite no Ceará

Produtores de leite durante seminário de abertura do Projeto Estruturação da Cadeia Produtiva do Leite, em fevereiro de 2020.

Nesta semana, a Adel realizou o décimo primeiro episódio da série “Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Leite” no YouTube da instituição. A série é uma ação do Projeto Estruturação da Cadeia Produtiva do Leite realizado em dois territórios do Ceará (Médio e Baixo Jaguaribe e na região de Sobral) em parceria com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), por meio do Programa de Desenvolvimento Territorial (PRODETER).

O tema do encontro virtual desta quarta foi “Do Produtor à Indústria: Captação de leite para o desenvolvimento da cadeia produtiva“, com a participação de David Girão, Presidente do Instituto Luiz Girão. A apresentação foi realizada pelo Diretor Executivo da Adel, Adriano Batista. O Instituto Luiz Girão, iniciativa da Betânia Lácteos, foi pensado para fomentar e desenvolver a pecuária de leite regional de forma sustentável e valorizar a figura do produtor familiar nordestino.

Para David Girão é preciso inovar a relação da indústria com os produtores familiares de leite, criar ferramentas que facilitem e valorizem esse relacionamento, para além da compra e venda de mercadoria. “Nós fomos a primeira empresa no Brasil a criar um aplicativo para se relacionar com o produtor. No aplicativo tem várias informações que esse produtor pode acessar, como qualidade do leite, antecipação de crédito e acesso à conhecimento. Hoje já estamos com mais de 1500 famílias/produtores utilizando esse aplicativo diariamente”, reforça David.

Alano Luna, Dr. em Zootecnia e Especialista de Projetos da Adel, afirma que a série tem sido fundamental para aproximar os produtores e fortalecer suas atividades. “Tem sido muito proveitoso os encontros virtuais, tanto para os produtores, quanto para os parceiros da região de Sobral e do Médio e Baixo Jaguaribe. Os temas sempre são bem pensados para a cadeia e garantem um retorno positivo desses produtores posteriormente”, enfatiza Alano.

Os episódios da série vão ao ar todas às quartas-feiras, às 19h. As temáticas são pensadas de forma estratégica e com caráter técnico sobre as atividades desenvolvidas pelos bovinocultores, viáveis e aplicáveis para estruturação da cadeia produtiva. Até o momento foram realizados onze episódios que abordaram as seguintes temáticas: cenário e desafios para a cadeia produtiva de leite; estruturação da cadeia produtiva do leite para o desenvolvimento local; planejamento para o sucesso da propriedade rural; o bem-estar animal e a eficiência na produção de leite; gestão da propriedade rural; nutrição e sanidade animal para o aumento da produtividade; arranjos produtivos locais; produção e conservação de forragem; cooperativismo e setor industrial.Todos os episódios estão disponíveis em uma playlist específica da série no canal da Adel no YouTube.

Sobre o Projeto

A série é uma das ações do Projeto Estruturação da Cadeia Produtiva do Leite, que busca difundir entre os produtores de leite, novos conhecimentossoluções e tecnologias sociais, ambientais, técnicas e econômicas, permitindo um ganho de qualidade, de eficiência e agregação de valor à produção no território. Para Moisés Maia, que atua na produção de leite em Limoeiro do Norte/CE, os webinars trouxeram bastante conhecimento. “É muito importante esses encontros pelas redes sociais, já que não podemos nos encontrar pessoalmente, pois tem trazido muitos esclarecimentos para os produtores, novos conhecimentos são sempre bem-vindos, para tirar nossas dúvidas nesses tempos. Só tenho a agradecer e continuaremos conversando por lá”, reforça Moisés.

Projeto visa contribuir para o aumento da produtividade e da rentabilidade na atividade de bovinocultura de leite nos territórios onde atua. Objetiva ampliar as capacidades técnicas e de gestão das pequenas propriedades rurais; fortalecer as estruturas organizativas para aumentar a efetividade de estratégias de desenvolvimento da atividade econômica; e, difundir entre os produtores conhecimentos, soluções e tecnologias que gerem resultados efetivos em curto e longo prazo.

Compartilhar: