Equipe da Adel visita empreendimento dos jovens

Ontem (30/05), Nonato Nunes e Anderson Vieira, técnicos da Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel), visitaram o projeto do jovem Ramilison, que reside na comunidade Sítio do Meio, em Pentecoste. Ramilison participou da primeira turma do Programa Empreendedorismo do Jovem Rural (PEJR), no Ceará, desenvolvido em parceria com o Instituto Souza Cruz. Ele está implantando seu empreendimento com o apoio da Adel e do Banco do Nordeste, através do Pronaf Jovem.
Além de Ramilison, foi visitado o jovem Neto Ribeiro que reside na mesma comunidade, e assim como ele participou do PEJR e está implantando um projeto na área de apicultura. Os dois jovens além de serem da mesma comunidade e serem participantes do PEJR têm em comum o desejo de empreender no meio rural e permanecer no campo. Ramilison, 19 anos, afirmou que antes, achava que tinha que deixar o meio rural em busca de emprego na cidade. “Agora, não tenho dúvida que meu futuro está aqui”, disse ele.

Nonato Nunes (Técnico Adel) e o jovem Ramilison

Um futuro, ao que tudo indica promissor. Hoje, um ano após ter participado do PEJR, o jovem acessou o Pronaf Jovem e está investindo na atividade apícola. Aumentou o número de colmeias, passando de 25 para 65 caixas, e tem como meta chegar a 100 colmeias ao final de 2013.

Nas próximas semanas, a equipe da Adel estará visitando os empreendimentos de outros jovens, participantes do Programa Jovens Empreendedores Rurais. Estas visitas fazem parte do acompanhamento técnico contínuo da entidade, com o intuito de viabilizar alternativas para melhor desenvolver os empreendimentos.

Compartilhar: