Está aberta votação popular de projetos com foco na Agenda 2030

Jovens estudantes beneficiados pelo Projeto

Está aberta a votação para eleger a iniciativa mais inovadora elaborada pelos estudantes do Projeto Jovens Protagonistas Rurais: Educação Contextualizada para o Desenvolvimento Sustentável, realizado em duas escolas rurais no Ceará, EEMTI Tabelião José Ribeiro Guimarães e EEFM Adelino Alcântara Filho, localizadas em Pentecoste e São Gonçalo do Amarante, respectivamente. A iniciativa conta com apoio do Instituto Solea.

Os projetos elaborados pelos jovens estudantes priorizam a Agenda 2030 – os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e foram construídos durante o Laboratório de Criação de Iniciativas Locais, realizado na última semana. Nesta edição, os projetos abertos para votação popular são dos estudantes da Escola Adelino Alcântara, localizada em Croatá, distrito de São Gonçalo do Amarante/CE.

As iniciativas visam destacar a importância de ações sustentáveis para o desenvolvimento local. Entre os projetos estão propostas sobre alimentação saudável, incentivo ao desporto e arborização escolar. Os ODS que estão relacionados às ações dos projetos são: ODS 2 – Fome Zero e Alimentação Saudável, ODS 3 – Saúde e bem-estar, ODS 12 – Consumo e produção responsáveis, ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima e 15 – Vida terrestre.

Segundo Aurigele Alves, nossa Diretora de Programas, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável formam a linha condutora e estão presentes no marco conceitual do Projeto Jovens Protagonistas Rurais. A Agenda 2030 é uma plataforma muito impactante e com potencial a ser aproveitado para engajar atores estratégicos em processos de desenvolvimento em nível local.

“O Projeto propõe que estudantes e professores que estão inseridos no contexto do semiárido do Nordeste brasileiro pensem, aprendam e adotem estratégias a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), através do protagonismo manifestado em iniciativas como as dos projetos elaborados pelos jovens ao longo da formação”, destaca Aurigele.

Você pode conferir mais informações sobre os projetos e votar na sua iniciativa preferida até 31/05. O projeto vencedor receberá apoio financeiro para implementar a ideia.

Acesse e vote: https://forms.gle/mRhfnWKthgxooNUDA

Compartilhar: