Está aberta votação popular de projetos com foco na Agenda 2030 

Hoje, 01/12, tem início a votação popular para eleger o projeto mais inovador de cinco (5) iniciativas elaboradas pelos estudantes de Parazinho/RN, do Projeto Jovens Empreendedores e Protagonistas Rurais nas Escolas. O Projeto integra as ações do nosso Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER) e é realizado no Rio Grande do Norte, em parceria com a Elera Renováveis.

Anteriormente, realizamos a votação dos projetos idealizados pelos jovens de São Miguel do Gostoso, município potiguar também beneficiado pelo Projeto. Os projetos elaborados pela juventude local priorizam a Agenda 2030 – os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e foram construídos durante o Laboratório de Criação de Iniciativas Locais, realizado no último mês no estado potiguar. Nesta edição, os projetos abertos para votação popular são dos jovens do 1º Ano Promédio e Técnico da Escola Estadual Senador Jessé Pinto Freire, em Parazinho.

As iniciativas visam destacar a importância de ações sustentáveis para o desenvolvimento local. Os jovens elaboraram propostas sobre reaproveitamento da água, arborização, esporte, lazer, horta, direitos humanos e diminuição das desigualdades. Os ODS que estão relacionados às ações dos projetos são: ODS 1 – Erradicação da pobreza; ODS 2 – Fome zero e agricultura sustentável; ODS 4 – Educação de qualidade; ODS 6 – Água potável e saneamento e ODS 10 – Redução das desigualdades.

Por meio do Projeto, a expectativa é potencializar as vocações desses adolescentes e jovens, para que sejam protagonistas em suas comunidades e contribuam com o desenvolvimento local através do empreendedorismo, aliado a temas como respeito à diversidade, direitos humanos, promoção de um ambiente de paz e sustentabilidade nas relações com o meio ambiente.

Você pode conferir mais informações sobre os projetos e votar na sua iniciativa preferida até 07/12. O projeto vencedor receberá um crédito no valor de R$3.500 para implementar a ideia.

Acesse e vote: https://forms.gle/SM7ZWt234cGWv5Da7

Campanha Mudanças para Transformar o Futuro

No último mês, encerramos a formação com os estudantes dos dois municípios, os últimos temas trabalhados nas oficinas foram Cultura de Paz e Cooperação, com o intuito de fortalecer o debate sobre direitos humanos; e, Laboratório de Criação de Iniciativas Locais, dando destaque a tecnologias sociais e sua importância no processo de sustentabilidade e desenvolvimento local. Participaram cerca de 45 estudantes do ensino médio, básico e técnico.

Para Emilia Silva, 18, jovem beneficiada de Parazinho/RN, o Projeto foi uma grande oportunidade de aprendizado. “Foi gratificante participar das oficinas, foi muito produtiva para mim, estou tendo uma oportunidade de aprender novas coisas, de conhecer novas pessoas e dividir conhecimentos. Depois da chegada das oficinas aqui na escola, agora consigo abrir minha mente para novas ideias e consigo sentir o desejo de colocar em prática tudo que foi ensinado. As oficinas me trouxeram um horizonte de oportunidades”, comemora.

Ainda como parte do PJER nas Escolas, amanhã, 2/12, será lançada a Campanha Mudanças para Transformar o Futuro, para colaborar com o fortalecimento da Agenda 2030 e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

A proposta é levar ao público, informações sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, destacando sua importância e como iniciativas individuais e coletivas colaboram para atingir esses objetivos. A campanha foca em cinco ODS trabalhados no Projeto Jovens Empreendedores e Protagonistas Rurais nas Escolas, realizado em parceria com a Elera Renováveis no Rio Grande do Norte.

Ao final da campanha, será realizado ainda no dia 16/12, o Seminário Educação contextualizada e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, evento ao vivo no nosso canal do YouTube, cujo objetivo é apresentar a Agenda 2030 e os ODS para os professores e estudantes da rede pública de ensino do Nordeste.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *