III Módulo do Curso Construção de Feira da Agricultura Familiar Agroecológica em Pentecoste

Dia 18 de novembro de 2009, aconteceu em Pentecoste, o III Módulo do Curso Construção de Feira da Agricultura Familiar Agroecológica, com a participação de dezoito agricultores (as) do município. O curso é ministrado pela Fundação Konrad Adenauer, por meio do projeto AFAM em parceria com a ADEL e Instituto SeseMar.

Os temas trabalhados no encontro foram: Apresentação dos Produtos da Feira -beneficiamento, embalagens, higiene e cuidados pós colheita- dando ênfase à produção, colheita e comercialização dos produtos.

O encontro foi bastante proveitoso, pois os participantes conseguiram visualizar as lacunas existentes nos seus processos de comercialização e as atividades que são importantes para garantir a fidelidade dos consumidores como: colher os produtos sem causar injúrias, manter os caixotes sempre limpos, expor os produtos de forma organizada e limpa, em recipientes limpos, não deixar exposto ao sol, dentre outros. Muitos reconheceram que um ou outro fator desse acontece, e a partir do diálogo mostraram que é possível evitá-los.

Foram feitos novos encaminhamentos do grupo, um deles foi a organização da grande feira que ocorrerá no dia 5 de dezembro ao lado da feira livre com produtos oriundos da Ceasa. Esta feira é uma oportunidade de conhecer e comprar produtos de qualidade e da terra, sem agrotóxicos e mais saúde para as famílias.

Compartilhar: