Iniciamos mais uma turma do Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER) em São Gonçalo do Amarante/CE

Nesta semana que celebramos o Dia Internacional da Mulher, iniciamos as atividades presenciais da nova turma do nosso Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER), com jovens do município de São Gonçalo do Amarante/CE, e, apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Essa turma, em especial, é formada majoritariamente por mulheres que buscam estruturar melhor seus empreendimentos, gerar mais renda e sustentabilidade para suas famílias. Ao longo desta semana, elas participam do ciclo base do  Curso Protagonismo e Empreendedorismo de Negócios e de Impacto Socioambiental.

Para nossa Diretora de Programas, Aurigele Alves, formar jovens empreendedores é sempre uma grande alegria. “Iniciar esse processo formativo, nessa semana, com uma turma composta por 70% de mulheres, é uma grande oportunidade da gente multiplicar a ideia de que nós mulheres podemos empreender, ocupar espaços de tomada de decisão, que temos potencial, força e capacidade necessária para tocar empreendimentos, alcançar a autonomia financeira e a liberdade de escolha de poder realizar também nossos sonhos”, reforça Aurigele.

Segundo a Diretora, a formação tem essa perspectiva de apontar as oportunidades e vocações do território de uma forma inovadora, para que juntos com a juventude local, implemente soluções e tecnologias para amenizar a hostilidade e os desafios postos pelas demandas locais apontadas.

Essa turma do PJER prevê ainda o estímulo para criação e desenvolvimento de arranjos produtivos locais (APLs) por parte dos jovens das comunidades rurais, de modo a inserir seus empreendimentos e suas atividades em cadeias de valor da região.

“Essa oportunidade irá contribuir bastante para que esses jovens possam investir em várias áreas no território. Fico muito feliz de ver que as mulheres são maioria aqui na turma, como na secretaria que trabalho, na Adel, e em vários segmentos da sociedade. Temos aí uma garra feminina para mostrar”, afirma Cleonilda Rodrigues, Secretária Executiva dos Conselhos da Assistência Social de São Gonçalo do Amarante/CE.

Todas as etapas do processo formativo do PJER seguem as recomendações de saúde e segurança para evitar a propagação da Covid-19. São realizadas em locais arejados, amplos e com estruturas que garantam o distanciamento necessário para manter a segurança de todas as pessoas envolvidas.

Aula de abertura do Curso

A aula inaugural do Curso Protagonismo e Empreendedorismo de Negócios e de Impacto Socioambiental aconteceu no espaço de formação, na sede de São Gonçalo do Amarante. Foi uma oportunidade para ouvir lideranças, parceiros e as ideias dos jovens. Um dos projetos compartilhados foi o da Rebeca Teixeira, 28, que mora em Taíba. A jovem tem uma loja virtual de suplementos e pretende ampliar suas ações.

“Estou com bastante expectativas sobre o curso, quero aprender mais e gerir melhor meu negócio. A partir do curso pretendo montar um espaço físico na minha comunidade e investir no empreendimento. Soube da formação pelo instagram e já garanti logo a minha inscrição, é uma oportunidade importante para nós jovens. Quando cheguei aqui vi que várias meninas também enxergaram isso”, enfatiza Rebeca.

No evento, contamos com a presença de Manoel Paiva Filho, Presidente do CMDCA de São Gonçalo do Amarante/CE; Cleonilda Rodrigues, Secretária Executiva dos Conselhos da Assistência Social de São Gonçalo do Amarante/CE; Gilberto Uchôa, Secretário Executivo da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) de São Gonçalo do Amarante/CE; Monalisa Lima, representante do Conselho Tutelar de São Gonçalo do Amarante/CE; e, Adriano Batista, nosso Diretor Executivo.

“Agradeço o empenho e a força que a Adel manifesta ao longo dessa trajetória junto ao CMDCA, no sentido de concretizar ações efetivas de mudanças na trajetória de vida de crianças, adolescentes e jovens. Isso para nós que temos um sonho, enche o nosso coração de esperança que essas ações efetivas e experimentadas ao longo desses anos pela Adel possam contribuir para o desenvolvimento da juventude no território”, ressalta Manoel Paiva.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *