Inscrições abertas para o PJER Diversidade

A Adel comunica que até o dia 20 de fevereiro estão abertas as inscrições para mais uma turma do Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER) com foco na promoção da diversidade. Trinta (30) jovens LGBTQ+ que tenham entre 18 e 32 anos, ensino médio concluído e residam em Apuiarés, Caucaia, General Sampaio, Paracuru, Pentecoste, São Gonçalo do Amarante, São Luís do Curu, Tejuçuoca e Umirim serão selecionados para essa edição.

O Projeto “Diversidade e Desenvolvimento Rural: Jovens LGBTQ+ Protagonistas no Semiárido do Ceará” busca jovens com histórico de participação e engajamento em movimentos sociais, atividades comunitárias e/ou projetos de impacto socioambiental. É preferível jovens que atuem em processos de transformação positiva no território, referências em estratégias de desenvolvimento local, pautadas no âmbito da diversidade e inclusão social, cultural e econômica.

Para Aurigele Alves, Diretora de Programas da Adel, os desafios da juventude LGBTQ+ se multiplicam em comunidades rurais no sertão do Nordeste brasileiro, especialmente no que tange a inclusão socioprodutiva e a participação cidadã nos espaços comunitários. “O objetivo é contribuir para o desenvolvimento local com inclusão social, cultural e econômica desses jovens LGBTQ+ no semiárido cearense, através da ampliação das capacidades, para que se tornem protagonistas e empreendedores sociais, influenciadores e agentes de transformações sociais, econômicas e culturais em um processo de desenvolvimento local inclusivo e que valorize a diversidade”, reforça.

A formação de uma rede de jovens empreendedores LGBTQ+ no território contribuirá para a criação de referências positivas, para que outros jovens locais se sintam estimulados para realizarem em seus projetos de vida.  Espera-se que por meio dessa rede, eles desenvolvam iniciativas de promoção da diversidade, incidência na governança local e inclusão social e produtiva da juventude e da geração de consciência e sensibilidade social, cultural e política no estado do Ceará.

O processo formativo da nova turma seguirá todas as recomendações de saúde e segurança diante o contexto pandêmico. Haverá uma alternância entre momentos presenciais e à distância. Os encontros presenciais serão sempre realizados em locais arejados, amplos e com estruturas que garantam o distanciamento necessário para manter a segurança de todas as pessoas envolvidas. As atividades complementares serão disponibilizadas em uma plataforma, onde os jovens podem acessar todos os conteúdos através de apostilas, listas de exercícios e videoaulas.

Os interessados podem preencher a ficha de inscrição on-line (https://forms.gle/CMg9bPhBYaX8R5hi6).

 Sobre o Projeto

O PJER Diversidade tem como intuito formar e assessorar esses jovens para criarem e darem início ao desenvolvimento de seus projetos de negócios e/ou de impacto social em suas comunidades. O principal objetivo é promover a inclusão socioprodutiva de jovens LGBTQ+ a partir da ampliação de suas capacidades, do aproveitamento de sua resiliência, de suas potencialidades e vocações. Esses jovens serão, também, orientados e assistidos para integrar redes territoriais e para iniciarem um processo de formação como lideranças e protagonistas locais. Para que sejam agentes de transformações estruturantes na cultura de empreendedorismo e diversidade no território.

Em 2019, a Adel beneficiou 25 jovens rurais LGBTQ+ pelo PJER Diversidade. Esses jovens elaboraram projetos de negócios e/ou de impacto social em suas comunidades, com enfoque em empoderamento, desenvolvimento local e inclusão socioprodutiva. As duas edições deste Projeto são apoiadas pelo Itaú e Mais Diversidade.

Compartilhar: