Inscrições abertas para o Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER)

Turma do Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER) realizada no Amazonas, 2019

Em tempos de pandemia, a Adel precisou promover uma verdadeira transformação digital do Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER) para adequá-lo dentro das recomendações de distanciamento social e atender novos jovens que desejam ingressar no Programa.

Nesse novo processo, a Adel abriu inscrições para o PJER com foco exclusivo no município de São Gonçalo do Amarante/CE. As inscrições estão abertas até o dia 20 de agosto e podem participar da seleção jovens com idade entre 18 e 32 anos, que tenham concluído o Ensino Médio e residam nas comunidades Parada, Pecém, Siupé, Taíba, Croatá ou na sede do município.

Trinta (30) jovens que busquem apoio para empreender e conseguirem inclusão socioprodutiva em suas comunidades serão selecionados para o Curso Protagonismo e Empreendedorismo de Negócios e de Impacto Socioambiental. As inscrições e o curso são gratuitos e a formação será realizada no município de São Gonçalo do Amarante/CE, com o início das atividades previsto para o dia 14 de setembro.

O processo formativo ocorrerá num modelo híbrido e seguirá todas as recomendações de saúde e segurança diante o contexto pandêmico. Haverá uma alternância entre momentos presenciais e à distância. Os módulos da etapa formativa serão realizados de maneira fragmentada, com grupos de no máximo 05 jovens e com duração de, no máximo, 02 horas para cada atividade. Serão 06 grupos de 05 pessoas, agendados previamente.

Cada grupo receberá as orientações para realização das atividades de forma individual e em casa. Os encontros serão sempre realizados em locais arejados, amplos e com estruturas que garantam o distanciamento necessário para manter a segurança de todas as pessoas envolvidas. As atividades complementares serão disponibilizadas em uma plataforma, onde os jovens podem acessar todos os conteúdos através de apostilas, listas de exercícios e videoaulas.

Os interessados podem preencher a ficha de inscrição on-line (https://forms.gle/XV2sNwSdq2J1ifbC6).

Curso Protagonismo e Empreendedorismo de Negócios e de Impacto Socioambiental

O Curso Protagonismo e Empreendedorismo de Negócios e de Impacto Socioambiental reúne informações e ferramentas que auxiliarão os jovens na elaboração de seus projetos de negócio, tanto com fins econômicos ou sociais.

Após o Curso e com o Projeto de Negócio em mãos, os jovens podem acessar recursos financeiros no Fundo Veredas, estratégia de microcrédito desenvolvida pela Adel e que receberá investimentos financeiros da EDP, administradora da UTE Pecém, por meio do Instituto EDP, organização que há doze anos gere as ações socioambientais do Grupo EDP, para investir na sua ideia.

Além do apoio financeiro do Instituto EDP, essa turma tem como parceiros articuladores a Associação das Famílias do Pecém (ASFAP) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de São Gonçalo do Amarante.

O Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER)

O Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER) cria oportunidades para o desenvolvimento de empreendimentos por jovens empreendedores através de uma abordagem integrada. Desde 2009, possibilita a adolescentes e jovens com idade entre 14 e 32 anos o acesso a conhecimento, crédito orientado, redes e tecnologias, estratégias consideradas adequadas pela Adel para sua atuação em comunidades rurais.

O PJER é uma tecnologia social criada e desenvolvida pela Adel que já beneficiou cerca de 3000 jovens empreendedores. A maioria desses jovens permanecem em suas comunidades. Há dez anos sendo aplicado no Ceará, em 2019 o Programa consolidou seu processo de expansão para o Amazonas e esse ano será realizado também em duas instituições públicas de ensino no Rio Grande do Norte.

Compartilhar: