Jovem beneficiada pela Adel participa da série Pense Grande.doc do Canal Futura

Sabrina Santos, idealizadora do empreendimento Flor do Sertão

Sabrina Santos, 23, jovem beneficiada pelo Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER) da Adel, idealizadora do empreendimento Flor do Sertão, projeto socialmente sustentável que valoriza o sertão, participa do Pense Grande.doc que começa a ser exibido pelo Canal Futura nesta quinta, 27 de setembro.

A série foi produzida pelo Canal Futura em parceria com a Fundação Telefônica Vivo. Serão 26 episódios que apresentarão histórias de jovens empreendedores brasileiros que estão desenvolvendo seus próprios projetos. Segundo o Futura, a série foi toda pensada para o público jovem, desde a apresentação até a linguagem e a produção. Os vídeos foram produzidos e dirigidos por jovens das cinco regiões brasileiras, que participaram da formação audiovisual dos projetos Geração Futura Universidades Parceiras e Curtas Universitários, ambos do Canal, e apresentam negócios dos mais diversos segmentos em diferentes estágios de desenvolvimento.

O episódio com participação da Flor do Sertão foi produzido pelo jornalista de 24 anos, Everton Lucas, que conheceu a Adel e a história da Sabrina e de outros jovens empreendedores por meio da Exposição A Nova Cara do Sertão, realizada pela instituição no final de 2017 no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

O jovem confessa que quando surgiu a oportunidade do documentário se sentiu atraído pela temática do jovem rural, como forma de desmistificação tanto do próprio jovem do interior, como do sertão do Nordeste brasileiro, que ainda acaba sendo visto de forma estereotipada por outras regiões.

Everton visitou Vila Bezerra, comunidade rural do município de São Luís do Curu e pôde conhecer de perto a realidade de Sabrina. Ele acredita no valor imenso de contar a história de uma jovem mulher que ousou empreender no interior e foi na contramão da maioria dos jovens que deixam suas comunidades, muitas vezes por necessidade ou por não verem outra saída. Sabrina escolheu ficar e desenvolver sua própria comunidade, onde tem raízes e laços sociais e afetivos.

“A gente pôde contar a história de uma menina que tem garra, que luta, que buscou formação junto com a Adel, que soube planejar direito as coisas e tem um projeto de negócio muito bem estruturado. A história da Sabrina vai ser sem dúvida muito importante para a trajetória de muitos jovens aqui no interior do Ceará que vivenciam a falta de oportunidades nas suas cidades. A Sabrina mostra que é possível permanecer no interior, que é possível empreender e tentar fazer com que a economia local seja alavancada pela própria iniciativa desses jovens”, destaca o produtor.

Para o Diretor Executivo da Adel, Adriano Batista, a série é de extrema importância, pois trará visibilidade para histórias de jovens que veem o empreendedorismo como uma oportunidade de gerar renda e desenvolvimento, principalmente jovens que vivem em ambientes de alta resiliência como o semiárido brasileiro, como é o caso de Sabrina. “Quando contamos as histórias dessas pessoas, elas se tornam referências positivas para outros jovens, elas começam a pensar e olhar para seu local, olhar para suas comunidades e percebem ali as oportunidades que têm, atreladas às suas vocações, assim como Sabrina tem feito” destaca Adriano.

Para Sabrina, foi na necessidade que ela encontrou a oportunidade de empreender.
“Após finalizar meu curso técnico em agropecuária e não conseguir um emprego, resolvi voltar para minha comunidade para trabalhar com algo que gosto e tenho vocação” relata.

Acompanhe a trajetória de Sabrina e Flor do Sertão no episódio 10, dia 29 de novembro.

Sobre o Programa
O Pense Grande.doc será exibido toda quinta-feira às 10h15, tendo duração de quinze minutos e classificação livre. Após exibição na TV os episódios estarão disponíveis no Futura Play. A série será um forte incentivo para jovens que já empreendem e para aqueles que sonham em empreender, mas ainda não descobriram como.

Com apresentação de Lellêzinha, atriz e cantora do Dream Team do Passinho, o primeiro episódio contara a iniciativa do projeto “Barkus”, desenvolvido no Rio de Janeiro por três jovens facilitadores financeiros que dividem seu conhecimento em uma plataforma na web. São mentores pessoais que, com aulas e acompanhamento, dão dicas a outros jovens sobre como cuidar do próprio dinheiro. No segundo episódio, 4 de outubro, a série contará a história de uma jovem com síndrome de Down que abriu o “Bellatucci”, um café gourmet em São Paulo que além de ser comandado por ela, também emprega outros portadores de Down. Acompanhe!

Conheça a história da Sabrina: https://adel.org.br/jovem-usa-paixao-por-plantas-ornamentais-e-abre-o-empreendimento-flor-do-sertao/

Saiba mais sobre a série: http://futura.org.br

Compartilhar: