Jovem empreende e permanece em sua comunidade

xxbcbv

Matheus Araujo de Sousa Carvalho, 21, é o filho mais velho de três irmãos. Filho da D. Maria Araújo e do Sr. Wilamar Carvalho, nasceu e cresceu em Paracuru. Ainda criança, o jovem desejava contribuir para o desenvolvimento da sua comunidade e do seu município.

Muito curioso, Matheus sempre buscou saber o porquê das coisas. “Sempre busquei me informar, aprender mais e descobrir o porquê de tudo, acompanhei de perto as dificuldades da comunidade despertando o meu interesse em suprir suas necessidades. Políticas públicas, ações sociais é uma delas, mas tinha que fazer algo ao meu alcance, que melhorasse de alguma forma a vida das pessoas próximos a mim”, afirma Matheus.

Os pais de Matheus são separados há mais de duas décadas e isso implicou bastante na sua formação familiar. Sua mãe teve que ir para outra cidade em busca de trabalho para sustentar a família, e o jovem e suas duas irmãs tiveram que ficar com os avós maternos.

Apesar da distância e das dificuldades, sua mãe sempre foi presente, quando a mesma não estava, os avós supriam a necessidade de afeto e carinho dos netos. “Meus avós são muito importantes, meu avô é meu pai, minha referência dentro da minha família”, afirma Matheus.

Ainda no Ensino Fundamental, Matheus já se posicionava nas atividades, gostava de participar de todos os movimentos estudantis e expressar o seu ponto de visita em ajudar o próximo. “Sempre gostei de participar de grêmios estudantis, gincanas, atividades que eu pudesse contribuir e mostrar minha opinião, minha vontade de mudar o lugar em que vivo”, relata.

D. Maria, conhecida como Mariana, sempre apoiou os filhos nos estudos. Apesar de não ter concluído o ensino básico, ela acredita que através do conhecimento é possível fazer muitas transformações. “O conhecimento é muito importante e através dele podemos ver o mundo com outros olhos, e ajudar o próximo. Não conclui os estudos, mas incentivo muito meus filhos a seguir os estudos e fazer a diferença”.

Desejo de ter sua própria renda

Em 2010, quando Matheus concluiu o Ensino Fundamental, surgia nele o desejo de ter sua própria renda. Assim, no segundo ano do Ensino Médio ele começou a trabalhar em uma lanchonete próximo de casa. “Naquela época eu queria ter a minha própria renda, poder comprar minhas próprias coisas e ser independente”, afirma.

Durante oito meses conciliou os estudos com os serviços prestados na lanchonete, mas após esse período decidiu sair porque queria focar só nas atividades culturais que executava na comunidade. Ele viu ao concluir o Ensino Médio em 2013, que fazer um trabalho cultural no município era muito importante para juventude.

Com esse desejo, ele fez vários cursos voltados para formação social, técnico e cultural. Um dos projetos que ele atuou e destaca foram os cursos da Agenda 21, patrocinado pela Petrobras, associações comunitárias e grupos culturais. Esta experiência com a cultura despertou Matheus para pensar o desenvolvimento de sua comunidade e também lhe oportunizou o acesso ao Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER) da Adel. Por meio de uma amiga, ele soube das inscrições do Programa em Paracuru e não hesitou em fazer sua inscrição.

Contato com empreendedorismo

No ano de 2015, Matheus ingressou no Curso Empreendedorismo e Gestão de Negócios da Adel, e a partir dos conhecimentos/temas abordados na formação ele percebeu que o empreendedorismo poderia ser uma ferramenta viável para ele ajudar sua comunidade e concretizar o sonho de ter sua própria renda.

Apaixonado pela área cultural, conciliar os trabalhos na comunidade com um trabalho era um grande desafio. Desse modo, ele decidiu durante a formação e após analisar as oportunidades do seu entorno que montar uma mercearia seria um negócio rentável.

“Vi na formação a importância do estudo de mercado, e que a viabilidade de um negócio se dá através desses estudos. Decidi empreender em uma mercearia porque enxerguei que não tinha muitas na comunidade e que a demanda era grande, inicialmente não é uma ajuda social significativa como queria, mas sei que dei o primeiro passo para o desenvolvimento da minha comunidade”, pontua Matheus.

Ele que sonha em promover o acesso da juventude a arte e a cultura no município, sabe que ter a própria renda já é o primeiro para essa construção. A maioria dos jovens ainda migram do município para outras cidades em busca de sua independência e deixam de participar ativamente das ações culturais.

_dsc0958
Matheus Araújo com a mãe, D. Mariana, e a irmã Aryane Araújo

Matheus acessou o Fundo Veredas da Adel, em 2016, e após seis meses de funcionamento o negócio começa se estabilizar e ele já conta com o apoio e retorno da mãe para o município. “Tenho planos de inserir dentro da mercearia a venda de salgados e doces, diante da minha experiência na área, e também pelo apoio da minha mãe, que está morando com agente novamente, e da minha família”.

Matheus é um dos jovens beneficiados pelo Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER) desenvolvido pela Adel que está dando uma Nova Cara ao Sertão. Ele encontrou no empreendedorismo a oportunidade para ajudar e permanecer em sua comunidade e dá continuidade ao sonho de ser um agente cultural local.

Compartilhar: