Jovem enxerga na costura possibilidade para empreender 

É comum vermos jovens deixarem suas comunidades rurais e irem para os grandes centros urbanos em busca de melhores condições de emprego e renda. Porém, muitos desejam permanecer no campo e encontrar alternativas para uma vida com mais qualidade e sucesso profissional. São jovens que valorizam a tradição e querem continuar com as atividades desenvolvidas pelos seus pais e avós. 

Esse é o caso da Yrismar Pinto, 24, moradora da comunidade Caiçara I, em Tejuçuoca/CE. A jovem pretende continuar com um saber passado de gerações. Sua mãe e avó sempre tiveram o dom da costura. O ofício entrou na vida de Yrismar quando ela ainda era uma criança, observando a mãe, que também aprendeu com a sua avó. Com o tempo ela foi se aperfeiçoando e enxergando o talento como uma oportunidade. Ela conta que a costura não era seu projeto inicial até entrar no curso do nosso Programa voltado para jovens rurais. A arte de costurar e os conhecimentos adquiridos no nosso Programa impulsionaram Yrismar elaborar seu projeto na área.

“Eu sempre quis empreender, mas como eu não tinha conhecimento para montar o meu empreendimento, eu ficava adiando esse sonho. Gostei muito do curso da Adel, foi uma formação instrutiva e que me oportunizou conhecer novas pessoas, a me tornar uma pessoa mais desinibida e comunicativa. Eu pretendo iniciar um ateliê de costura porque na minha comunidade tem essa carência. O ateliê mais próximo fica a uns quatro quilômetros, só que é estrada de terra, as pessoas têm que se locomover até lá no inverno, é muito difícil”, conta. 

Antes de abrir seu negócio, Yrismar pretende se especializar um pouco mais na área de corte e costura, por meio da realização de cursos técnicos. A jovem também deseja inspirar outros jovens e mulheres da sua comunidade. Quer incentivar outros jovens a buscarem novas oportunidades e acesso ao conhecimento. Ela já exerce um papel protagonista e participa de grupos de jovens e movimentos culturais e religiosos em Caiçara I.

“Quero ajudar um pouco mais as pessoas daqui a procurarem aprender mais sobre o empreendedorismo, até mesmo através do próprio curso da Adel. Eu agradeço a todos que oportunizaram essa formação, principalmente para nós que somos do meio rural”, reforça.

O desejo de empreender e continuar em sua comunidade despertou em Yrismar o interesse para buscar novos conhecimentos, foi aí que surgiu a oportunidade de participar do nosso Programa com jovens rurais, o PJER. A jovem ingressou ano passado no Curso Empreendedorismo e Protagonismo Rural.

Histórias como a da Yrismar são referências positivas para outros jovens do campo que decidem dar  continuidade às práticas culturais e históricas passadas de geração em geração. 

Compartilhar: