Jovens da Adel participam da IV Jornada do Jovem Rural em Domingos Martins (ES)

Entre os dias 23 a 26 de agosto, vinte jovens da Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel) participaram da IV Jornada do Jovem Rural em Domingos Martins (ES), e discutiram com outros jovens de outras regiões brasileiras o tema “Por uma agricultura familiar, profissional e inovadora”. 
Durante uma semana os jovens participaram de oficinas, painéis, minicursos, grupos de trabalho, feira de produtos regionais e atividades culturais. A cerimônia de abertura iniciou com a apresentação “Amazonas – Folclore, Danças e Ritual”, seguida da mesa de abertura composta por prefeitos da região, autoridades locais e representantes da Rede Jovem Rural, promotora do evento.
Após a cerimônia de abertura aconteceu o painel: Um Projeto de Campo para o Brasil e a Feira de Produtos Regionais, onde os jovens participantes apresentaram seus trabalhos, alimentos, produtos beneficiados, mudas, sementes, artesanato, CD com músicas regionais, peças de vestuário, artesanato e outros resultados do trabalho desenvolvido no meio rural.
Na sequência, os jovens participaram de oficinas com os seguintes temas: Agregação de Valor no Campo; Atividades Rurais Não-Agrícolas; Atuação da Juventude nos Territórios Rurais; Cadeias Produtivas na Agricultura Familiar; Comunicação e Cultura no Campo; Movimentos Sociais do Campo; Formação Profissional no Campo; Nova Lei de Ater; Permacultura e Agroecologia; Políticas Públicas de Agricultura Familiar; Políticas Públicas de Juventude; Práticas Empreendedoras no Campo e Tecnologia da Informação no Meio Rural.
Fez parte da programação a visita às experiências de agroturismo na serra capixaba. Os participantes foram divididos em grupos e visitaram 14 empreendimentos da região, entre os municípios de Domingos Martins, Marechal Floriano e Venda Nova do Imigrante. Artesanato, agroindústrias, floricultura e projetos ambientais foram algumas das experiências que os jovens conheceram.
Jocileide Chaves, jovem participante da Adel, visitou o Orquidário Florabela, em Marechal Floriano, e diz que foi uma experiência interessante. “Tive a oportunidade de conhecer a reserva orquidófila cultivada pela família e suas diversas formas de cultivo. Foi muito interessante, conheci a história do fundador do Orquidário, Sr. Érico de Freitas Machado, cearense, que desde 1959 iniciou este trabalho na serra capixaba”, afirma ela.
Durante a IV Jornada do Jovem Rural foi lançado a revista Conexões Rurais, que apresenta 10 boas práticas identificadas pelas organizações que receberam jovens no III Intercâmbio da Juventude Rural Brasileira, promovido pela Rede Jovem Rural.Também foram realizadas cinco conferências livres de juventude, onde foi discutida a educação e profissionalização do campo e a participação da juventude rural. 

No último dia, os jovens visitaram o Convento da Penha, construído em 1558, em Vila Velha, uma das mais belas construções do Brasil Colonial, e um dos principais cartões postais do Espírito Santo. A cerimônia de encerramento aconteceu às 14h, no Clube Ítalo-Brasileiro, na Ilha do Boi, em Vitória (ES), onde foi lido o documento de resoluções da jornada.

Compartilhar: