Jovens da Bahia participam de minicursos sobre Empreendedorismo e Educação Financeira

Dando continuidade ao projeto Juventude.com, em parceria com o Instituto Lina Galvani (ILG), realizamos dois minicursos com os 25 jovens selecionados em Angico dos Dias, no município Campo Alegre de Lourdes, na Bahia. Os temas trabalhados foram Empreendedorismo e Educação Financeira.

O processo formativo segue a abordagem pedagógica da aprendizagem cooperativa, estimulando a visão da juventude local para o desenvolvimento de ações que beneficiem toda a comunidade. Essa vivência de aprendizagem estimula a interação, a comunicação e o protagonismo dos jovens para contribuírem com o desenvolvimento deles próprios e do território, com o auxílio das tecnologias da informação e comunicação.

No primeiro encontro, foram trabalhados conceitos de educação financeira, origem do dinheiro, sua aplicação na sociedade capitalista, perfil econômico, estado atual financeiro e elaboração de um plano de poupança para realização de objetivos de curto, médio e longo prazo.

“Falar sobre educação financeira é muito importante, mesmo agora quando ainda não provemos de renda, pois nos prepara para ter uma boa relação com o dinheiro”, relata Dorinha Oliveira, 19, jovem beneficiada.

Já no encontro sobre Empreendedorismo, os jovens debateram sobre a importância de empreender, quais são os primeiros passos necessários para iniciar essa jornada, tendo como base de conhecimento o nosso livro Todxs Podem Empreender. Ao longo das atividades, os jovens identificaram possíveis oportunidades de negócios e fizeram análises rápidas sobre oportunidades e necessidades.

Como atividade prática, eles sistematizaram algumas ideias de negócios que poderiam ser aproveitadas na comunidade, propostas para soluções de problemas comuns, como ações de acesso à cultura, de melhoria na qualidade da saúde, da coleta do lixo, ideias que vão de encontro a soluções de problemas que são enfrentados por todos.

“O empreendedorismo pode ser um caminho de oportunidades para nós jovens aqui de Angicos, assim como tem sido para jovens no Ceará”, reforça Meiry Pereira, 22, jovem beneficiada.

Formação continuada

Após os encontros presenciais, os jovens seguem no percurso formativo por meio das plataformas digitais. Nas aulas remotas, nós trabalhamos os conteúdos complementares e as atividades que foram conduzidas presencialmente. Além de ser um espaço para devolutivas das atividades que são encaminhadas durante as oficinas presenciais, é também uma oportunidade de relembrar os conceitos e os temas trabalhados anteriormente.

“Eu acredito que a continuidade do processo formativo é necessária e muito importante para a ampliação das capacidades dos jovens, mas principalmente para criar uma cultura de leitura e de busca por novos conhecimentos. Dando a esses jovens a oportunidade para estarem em constante processo de desenvolvimento, de aprendizado, fazendo com que eles percebam que a educação pode ser talvez o único caminho que os levará para a realização dos seus sonhos”, reforça Aurigele Alves, nossa Diretora de Programas, que já esteve duas vezes colaborando com os jovens de Angico dos Dias.

Segundo Aurigele, os jovens participam do projeto com muitos sonhos, mas também com dificuldades em definir metas, construir um plano de ação e um projeto de vida. E ressalta que isso tem sido trabalhado nos encontros formativos, permitindo que todos eles construam um projeto de vida pautado em um plano de ação, que vai desde aquisição de bens, serviços, a conquista da casa própria, melhoria da qualidade de vida na comunidade, do acesso aos estudos, empreendedorismo, geração de renda, empregos, dentre outros.

Próximos passos

Nos dias 26 e 27 de outubro, os jovens participam do Minicurso Ferramentas básicas de informática e Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Nesta formação vamos trabalhar os conceitos básicos de informática e TICs de forma lúdica e cooperativa. Eles serão estimulados a descobrirem as melhores estratégias de acesso às tecnologias de informação e comunicação para o dia-a-dia, facilitando a aprendizagem por meio da leitura, interação e navegação na web.

O Projeto Juventude.com visa fortalecer o protagonismo juvenil e o empreendedorismo rural. O curso Protagonismo e Cultura Digital é um dos componentes do Projeto, realizado em parceria com o Instituto Lina Galvani (ILG). Além da formação, o projeto prevê a implantação de um Centro Integrado de acesso à Tecnologia da Informação e Comunicação gerido pelos próprios jovens e com sustentabilidade econômico-financeira em longo prazo.

Compartilhar: