Jovens da Cooperativa Caroá fazem entregas delivery em Fortaleza

Na última terça-feira, 7, os jovens agricultores da Cooperativa Caroá começaram a entregar frutas, legumes e verduras orgânicas para consumidores de Fortaleza e Caucaia. A Feira Caroá em Casa foi organizada com o objetivo de garantir maior segurança às famílias do campo e da cidade, diminuindo o risco de contágio do novo coronavírus.

A estratégia de entregas delivery foi organizada após a paralisação da Feira Caroá que acontecia aos sábados na Praça das Flores, em Fortaleza. Nesse novo formato, os jovens divulgam todas as segundas-feiras a lista de produtos disponíveis na semana. Às terças-feiras e sextas-feiras acontecem as entregas.

“A ideia que a gente teve para contornar esse período, ajudar os produtores e atender os pedidos dos nossos clientes foi o delivery. A gente fez as primeiras entregas na última semana, foi bem difícil porque é um modelo novo de negócio, mas é uma ótima oportunidade de garantir nossa produção. A gente resolveu fazer duas vezes na semana para facilitar e dividir a quantidade de pedidos que tem sido bem grande. Os agricultores ficaram bem felizes de poder continuar produzindo e com venda garantida. Tem sido gratificante, é uma experiência nova de escoar nossos produtos. Após a quarentena pretendemos continuar com as entregas e conciliar com a nossa feira física” , enfatiza Rayssa Duarte, Jovem Empreendedora.

Os consumidores podem fazem as encomendas pelo Whatsapp ou Instagram da Cooperativa. O pagamento pode ser feito com antecedência via transferência bancária para evitar a circulação de dinheiro e contato com maquinetas, e, proteger consumidores e produtores. A taxa de entrega é fixa para Fortaleza e Caucaia no valor de dez reais.

Esta semana a Feira Caroá em Casa disponibiliza 34 variedades de produtos. Abacate, abobrinha, acelga, alface, alho poró, banana, batata doce, brócolis, cebola, cenoura, chuchu, coentro, couve-flor, espinafre, feijão verde, rúcula, salsa, dentre outros produtos. “Todos agroecológicos e orgânicos”, garante Vitor Esteves, Diretor Executivo da Cooperativa Caroá.

Nesse período, os jovens da Cooperativa Caroá adotaram as seguintes medidas de higienização – uso de álcool gel, máscaras e luvas e a pequena circulação dos alimentos e de pessoas. Dois jovens são responsáveis pela coleta e distribuição dos alimentos. Também os produtos não vão para prateleiras, mas direto do campo para a cesta, sem passar por locais com risco de contaminação.

A Cooperativa Caroá

Mais de vinte agricultorxs, todos jovens beneficiados pelo Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER) da Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel), deram início a Cooperativa Caroá, primeira cooperativa de jovens na região do Vale do Curu. Filhos de agricultores e agricultoras, pescadores e pequenos comerciantes, uniram as forças e os desafios e começaram a pensar meios para comercializarem seus produtos orgânicos, provenientes da agricultura familiar.

Um dos objetivos da Cooperativa Caroá é dar ao jovem do campo a oportunidade de fazer uma escolha, a de permanecer. Com o trabalho que têm realizado, a Caroá mostra aos jovens do semiárido nordestino que é possível viver em suas comunidades com qualidade de vida através do trabalho agrícola. Além disso, as ações da Cooperativa têm um forte impacto na sucessão rural e na sustentabilidade da agricultura familiar.

Gerida por três jovens – Rayssa Duarte, Vitor Esteves e José Wirton, a Cooperativa Caroá atua seguindo princípios agroecológicos e éticos na produção, incentivando a alimentação saudável, a sustentabilidade, o comércio justo, a economia solidária e o protagonismo de mulheres e jovens rurais que acreditam no potencial local.

Feira Caroá em Casa | Whatsapp: (85) 9 9997.8674; Instagram: @feiracaroa

Compartilhar: