Jovens de Tocantins seguem para a segunda etapa do Projeto

Aurigele Alves, nossa Diretora de Programas e jovem empreendedor durante a apresentação dos Projetos de Negócios em Lajeado/TO. Foto: Igor Batista

Entre os dias 27 e 28 de fevereiro, realizamos em Lajeado e Miracema, no Tocantins, o encerramento e entrega de certificados do Curso Empreendedorismo e Gestão de Negócios Rurais, que consiste na primeira etapa do Projeto Empreendedorismo de Jovens Rurais. A ação é realizada por nós, com apoio do Instituto EDP, Investco e Prefeituras dos dois municípios.

O Curso foi composto por cinco (5) oficinas e sessões de mentorias coletivas e tutorias individuais para a elaboração dos Projetos de Negócios das turmas. Essa semana, focamos na finalização do conteúdo programático e na apresentação dos Projetos de Negócios elaborados pelos jovens para uma banca de avaliação, que visa apoiar as ideias da turma e apontar melhorias.

Aurigele Alves, nossa Diretora de Programas, durante o encerramento do Curso Empreendedorismo e Gestão de Negócios Rurais em Lajeado. Foto: Igor Batista

Para o jovem Diogo César, de Miracema/TO, o Curso lhe permitiu um novo olhar para as oportunidades do território.

“Pretendo montar uma loja de vestuário online, e o Projeto foi muito importante para decidir meu negócio e abrir os meus olhos para o empreendedorismo. Agora é botar em prática o que eu aprendi na formação”, afirma.

Lenizia Costa, Secretária de Meio Ambiente e Saneamento Básico de Lajeado/TO, destaca que o projeto foi um grande presente para os jovens.

“Foi a primeira vez que nós tivemos um curso voltado para o empreendedorismo, desde a parte de ensinar realmente o jovem a despertar para o empreendedorismo, até a elaboração do projeto final. Acompanhar a apresentação desses projetos que serão contemplados e receberão um auxílio financeiro para que esses jovens consigam desenvolver de fato os seus negócios é bastante gratificante pra gente”, reforça.

Apresentação dos Projetos de Negócios em Miracema/TO. Foto: Igor Batista

Essa etapa, foi uma oportunidade para conhecermos os projetos desenvolvidos pelos jovens durante a formação e celebrarmos a finalização do Curso. As áreas dos Projetos apresentados são diversas e incluem: lojas de roupas, manicure, clínica de estética, estúdio de sobrancelhas, salão de beleza, venda de doces e bolinhos, piscicultura, avicultura caipira, coturnicultura (venda de codornas e derivados), produção de mandioca e horticultura.

Votação online

Após apresentarem seus Projetos de Negócios, os jovens seguem para a segunda etapa do Projeto, onde serão realizadas novas assessorias e acesso a investimentos para colocarem suas ideias em prática. Além da avaliação da banca durante a apresentação dos projetos e dos parceiros executores, as iniciativas passaram por uma votação online que contou com cerca de 3 mil votos. Os dez (10) projetos mais bem avaliados e votados receberão apoio financeiro para serem colocados em prática.

Resultado disponível no seguinte link: https://drive.google.com/file/d/1esZ36vn1F8yrmdZMhAeZmpa7z9m_CThv/view?usp=sharing

Sobre o Projeto

O Projeto contou com a participação de 23 jovens de Lajeado e 18 de Miracema, no Tocantins. Em Lajeado, as ações aconteceram na Escola Juscelino Kubitschek, localizada na comunidade Pedreira, zona rural do município. Já em Miracema, na Escola Estadual José Damasceno Vasconcelos, localizada no bairro Centro.

Jovens de Miracema/TO. Foto: Igor Batista

“Realizar o projeto em Tocantins foi uma grande oportunidade para conhecermos melhor a realidade local, mas sobretudo de poder também apresentar para os jovens as oportunidades, as potencialidades existentes nesses municípios. Foi uma grande oportunidade de poder também contribuir com o desenvolvimento local através do empreendedorismo, do protagonismo desses jovens. Eles estão em uma região onde existem grandes demandas dos mais variados mercados e que precisam ainda acessar essas informações e esses conhecimentos para que eles possam aproveitar ”, reforça Aurigele Alves, nossa Diretora de Programas.

Jovens de Lajeado/TO. Foto: Igor Batista

A formação se propôs a auxiliar os jovens no desenvolvimento de suas capacidades técnicas e gerenciais, bem como na elaboração de projetos de negócios que desejam implementar em suas comunidades. As atividades do Projeto Empreendedorismo de Jovens Rurais em Tocantins vão de encontro a quatro Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: ODS 1 Erradicação da pobreza, ODS 2 Fome zero e agricultura sustentável, ODS 8 Trabalho decente e crescimento econômico e ODS 10 Redução das desigualdades.

Compartilhar: