Jovens do Projeto Caroá participam de intercâmbio na Bahia

Encontro com os líderes da Cooperativa Coopercuc, Bahia

Entre os dias 15 e 19 de maio, parte da nossa equipe e três jovens beneficiados pelo Projeto Caroá estiveram na Bahia participando de intercâmbio na Coopercuc – Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos.

A Coopercuc é formada por 204 cooperados, em sua maioria mulheres, que produzem doces e geleias a base de frutas nativas do sertão. O objetivo da visita foi conhecer de perto a história e os caminhos que as mulheres usaram para criar e desenvolver esse projeto que tem suas bases na Agricultura Familiar. Assim como, conhecer um pouco da gestão da cooperativa, observar as instalações e conhecer o trabalho que eles realizam com os cooperados.

No primeiro dia de visita às instalações da Coopercuc, os participantes do intercâmbio estiveram reunidos com o Diretor Financeiro, José Rodrigues, conhecido como Carlinhos e a Secretária da Cooperativa, Carla. Nesse primeiro contato foi apresentado a história da Coopercuc que surgiu com o intuito de ampliar a participação das mulheres na renda familiar e nas decisões políticas. Com a mobilização e organização das mulheres surgiu a oportunidade de trabalhar com o Umbu, produto típico da região semiárida da Bahia.

Carlinhos ressaltou que primeiramente as comunidades mobilizadas passaram a desenvolver pequenas unidades de produção nas próprias casas das famílias. Em seguida, elas se associaram e em 2004 oficializaram a Coopercuc com 44 cooperados. Para Carlinhos, o cuidado que eles tiveram com a base de produtores, com as comunidades, e, primordialmente, com a organização das mulheres da região, foi essencial para consolidação da iniciativa.

Presidente da Coopercuc, Denise Cardoso, apresentando as instalações

 

Num segundo momento, Aurigele Alves, nossa Diretora de Programas, apresentou o trabalho da Adel e as atividades do Projeto Caroá, que tem como principal objetivo colaborar com a criação da primeira cooperativa de jovens empreendedores do território. Rayssa Duarte, Neto Ribeiro e Vitor Esteves, jovens beneficiados pelo Projeto e articuladores da iniciativa, também expressaram o sonho e os planos para criação da Caroá.

Segundo Tales Rilton, Assessor de Projetos, o momento foi bastante rico e os jovens do Projeto Caroá tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre os desafios enfrentados, os avanços, assim como a experiência de organização e formação de uma cooperativa.

No intercâmbio, os jovens conheceram as instalações da Agroindústria da Coopercuc, a loja que vende os produtos, as cisternas que eles armazenam água da chuva, a estação de tratamento das águas cinzas e o viveiro de mudas que visa o melhoramento genético do umbuzeiro e de outras espécies da região. Eles também visitaram a propriedade do Sr. José Wilson, cooperado da Coopercuc, morador da comunidade Serra da Besta, em Uauá, Bahia.

Visita ao viveiro de mudas

A visita realizou-se na roça do Sr. José, local onde ele produz maracujá, umbu, manga, goiaba, feijão, mandioca, milho, dentre outras culturas. Percebeu-se os desafios enfrentados ao produzir em uma região semiárida, onde não chove regularmente há dois anos. Os jovens da Caroá trocaram diversas experiências com ele e aprenderam sobre as culturas produzidas, inclusive ganharam algumas sementes para que façam o plantio no Ceará.

Inspiração

O intercâmbio foi inspirador para ambos os grupos. A equipe da Coopercuc ficou bastante entusiasmada com a participação da juventude do Ceará. Carlinhos incentivou muito os jovens a criar a Cooperativa Caroá e manifestou a alegria de ver a atuação de jovens nas áreas rurais. Segundo ele, não há uma participação considerável de jovens na produção e nos espaços de decisões nos quais a Coopercuc se insere.

Os jovens Vitor Esteves, Rayssa Duarte e Neto Ribeiro, Tales Rilton e Aurigele, Assessor de Projetos e Diretora de Programas da Adel a caminho da Bahia (da esquerda para direita)

Para Rayssa Duarte, jovem participante do intercâmbio, a atividade proporcionou bastante aprendizagem. “Todo o caminho que a Coopercuc trilhou nos dar ânimo para que o projeto Caroá se desenvolva com sucesso no Ceará. A experiência da Coopercuc já foi compartilhada com a Caroá, a missão agora é disseminar todo o conhecimento que adquirimos com os outros jovens do grupo e desenhar futuro da Cooperativa Caroá.”

Nos próximos dias, será compartilhado com os demais beneficiados pelo projeto a experiência vivenciada e realizado o cadastro dos futuros associados. O Projeto Caroá é realizado pela Adel e apoiado pela Companhia Siderúrgica do Pecém através do Programa Ideia da Gente.

Compartilhar: