Jovens do território participam da VI Jornada Nacional do Jovem Rural

Cerca de 300 jovens de áreas rurais de todas as regiões do Brasil estiveram reunidos, de 19 a 22 de outubro, na VI Jornada Nacional do Jovem Rural, em Nova Friburgo (RJ). Do Ceará, 27 jovens do Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER) desenvolvido pela Adel estiveram no evento.

Organizado pela Rede Jovem Rural e liderada pelo Instituto Souza Cruz, o encontro reuniu jovens e educadores ligados a 14 organizações que trabalham com jovens rurais. Este ano o tema abordado na jornada foi Cultura e Cidadania nos Territórios Rurais.

Composta por oficinas, apresentações culturais, feira de produtos regionais e visitas às experiências rurais da região o evento discutiu o espaço rural como um lugar de cultura e arte. Os painéis e todas as atividades da jornada priorizaram o fortalecimento do jovem no campo, compreendendo que é necessário a existência de políticas públicas para essa juventude que quer ter acesso a renda, mas também a educação, a arte e a cultura.

Grupo cultural de Nova Friburgo (RJ).

Durante a programação, os jovens realizaram rodas de conversas e de músicas regionais. A cada dia eles expressavam suas culturas e interagiam entre si. Para o gerente do Instituto Souza Cruz, Allan Grabarz, a maioria dos jovens se tornam lideranças locais após participar da jornada. “Cada um tem a responsabilidade de voltar para sua cidade e apresentar o que aprendeu. Eles adquirem autonomia para criar”, contou.

O evento motivou os jovens a seguir os seus projetos de vida. Ao conhecerem jovens de várias regiões que acreditam que o meio rural é um lugar de muitas oportunidades, eles percebem que não estão sozinhos. Segundo Heitor Vieira, jovem integrante da Adel, a jornada lhe impulsionou a continuar atuando em sua comunidade. “A VI jornada foi um incentivo muito grande na minha vida, amadureci mais, tanto como pessoa quanto membro da minha comunidade. Me sinto renovado, cheio de expectativas e totalmente disposto a enfrentar desafios com muita coragem e como jovem rural”, afirma.

Heitor Vieira, Elizeu Matos, Joy Bruno, Raquel Soares, Lea Soares, Gaby Santos, Bergson Batista, Francisca Maria e Luis Siqueira, jovens da Caravana Adel/Ceará na festa de confraternização da jornada, (da esquerda para a direita).

A VI Jornada teve a produção da Baluarte Cultura e patrocínio do Governo do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura e da Souza Cruz. Todo o material utilizado na cenografia do evento era sustentável, com a aplicação de tintas orgânicas, madeiras de demolição e tecidos reaproveitados.

Mais informações sobre o evento: http://www.jovemrural.com.br/index.php/category/jornada-nacional-do-jovem-rural/

Compartilhar: