Jovens e instituições se reúnem para discutir sobre PRONAF em Apuiarés

 
Aconteceu no último dia 21 de outubro, no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais – STTR em Apuiarés, a primeira reunião com os jovens daquele município para discutir as formas de acesso ao crédito rural garantidas pelo Programa Nacional de Agricultura Familiar – PRONAF. 
Na ocasião, estavam presentes cerca de 25 jovens das comunidades rurais de Apuiarés, bem como, representantes das instituições que atuam naquela região: Neiberto Almeida, técnico do Grupo de Apoio às Comunidades Carentes – GACC, Wagner Gomes, diretor executivo e Aurenir Luz, gerente de projetos de jovens, ambos da ADEL, Iris Maria Lima, coordenadora do setor de jovens da FETRAECE de Itapipoca, Elizângela Castro, secretária municipal de jovens do STTR de Apuiarés, Geraldo Leandro do Instituto Sesemar e Aurigele Barbosa, educadora social do Programa Empreendedorismo do Jovem Rural – PEJR.

O encontro foi coordenado por Jeania Gomes, agente de desenvolvimento do Banco do Nordeste, e teve como principal pauta a apresentação do PRONAF Jovem, investimento na implantação, ampliação e modernização dos serviços agropecuários e não-agropecuários no meio rural e em áreas próximas. O PRONAF Jovem é destinado para maiores de 16 e até 29 anos com foco no desenvolvimento de atividades no campo e para o campo com vistas ao desenvolvimento social e econômico das áreas em que é acessado. 

O encontro foi a primeira etapa de uma ação coletiva para que os jovens tenham a oportunidade de, não só acessar ao crédito mas também compreender os principais objetivos do programa. “A ideia é capacitar o jovem para que ele utilize esse recurso de forma a contribuir com a sua melhoria de vida e o desenvolvimento social da comunidade”, destaca Jeania.

Compartilhar: