Jovens finalizam atividades do Programa Novos Rurais

No último mês, a Adel encerrou as atividades de mais uma turma do Novos Rurais, programa realizado pela Adel no Ceará, em parceria com o Instituto Souza Cruz. Vinte e quatro jovens do território participaram das atividades do Programa.

O Novos Rurais tem como objetivo fomentar estratégias de diversificação produtiva e comercial entre os jovens que vivem no campo, e funciona em duas etapas. A primeira tem como foco a formação e a segunda etapa apoia a implantação dos empreendimentos dos jovens.

Flaviane e Alessandra, jovens empreendedoras rurais. 

Na formação, os jovens estudam sobre ruralidades, agricultura familiar, cenários e oportunidades. Eles também planejam e elaboram seus projetos de negócios. A cada encontro eles pesquisam sobre a realidade local e discutem como elaborar projetos que gerem renda e sustentabilidade para comunidade.

Fábia Oliveira, Assistente de Formação da turma, ressalta que o Novos Rurais possibilita aos jovens um contato maior com a família e comunidade. “Eles levavam para o Centro de Formação conhecimentos diversos adquiridos através das atividades que envolviam familiares e a própria comunidade. Surgia trocas de experiências fantásticas e todos aprendiam. Fico feliz pelos jovens reconhecerem o verdadeiro valor do campo”.

 Thays, Alessandra, Ricardo, Fábio Junior, Nicaely, Brena Kézia, Gabriella Brito e Thiago, jovens empreendedores rurais (da esquerda para direita) 

A jovem Gabriella Brito, que tem como projeto de vida, criar um salão de beleza especializado em cabelos afros, expressa que o Novos Rurais mudou sua visão sobre o meio rural. Quando iniciou a formação imaginava que seu empreendimento por não ser agrícola, não poderia ser considerado rural.

“Quando eu ouvi falar sobre o Novos Rurais, não me identifiquei, afinal beleza e estética pra mim na época, eram coisas que não andavam juntas. Quando li a apostila e fui fazendo perguntas para minha vó e minha mãe fui descobrindo técnicas de beleza que se usavam no interior antigamente. Nessas conversas eu vi o tabu que se criou que a mulher do campo não tem vaidade. Eu mesma acreditava nesse tabu, graças as atividades do Novos Rurais conversei com pessoas da minha comunidade e tive a ideia de abrir o meu salão de beleza lá e não no Centro do Município”, conta Gabriela.

O Programa Novos Rurais é gerido pelo Instituto Souza Cruz, responsável pela formatação da metodologia, elaboração dos materiais de formação, sistematização de informações e estabelecimento de indicadores de avaliação. É realizado no Ceará pela Adel.

Saiba mais sobre o Programa Novos Rurais

Compartilhar: