Marketing digital se torna aliado de jovens empreendedores rurais na pandemia

Aurineide Alves, 30, possui a loja virtual Xique-Xique Plus, Apuiarés/CE

Há mais de seis meses, o mundo enfrenta um cenário de crise devido à pandemia de Covid-19. As medidas de isolamento social trouxeram impactos significativos para a sociedade brasileira, e, consequentemente, para a economia. Além do fechamento de vários negócios e a queda na renda das famílias, os padrões de consumo da população mudaram. Com isso, os empreendedores precisaram se reinventar.

Nas comunidades rurais no interior do Ceará a rotina também mudou. Os jovens empreendedores tiveram que se adaptar e fortalecer a presença online dos empreendimentos. O empreendedorismo digital é um modelo que dispensa espaço físico e atendimento presencial, sendo ideal para quem busca flexibilidade e um investimento inicial menor. Atualmente, é uma saída para que empreendedores lucrem durante o isolamento social.

Dentre os empreendimentos que tiveram que se adaptar ao novo contexto, temos a loja Xique-Xique Plus, especializada na venda de roupas plus size criada no início deste ano, pela jovem Aurineide Alves, 30, no município de Apuiarés/CE. Com as medidas decretadas pelo Governo do Estado para manter o isolamento social, ela fechou a loja física e priorizou o espaço virtual. “Embora as vendas estejam baixas, nesse período da pandemia o relacionamento com o cliente e a consolidação da marca no meio virtual foi minha prioridade”, conta.

Apoio da Adel

Desde o início do distanciamento para conter a propagação do vírus, a Adel vem desenvolvendo uma série de medidas para apoiar jovens de comunidades rurais de onze municípios do Estado. A atuação acontece em três frentes: assessoria virtual, que já realizou mais de 500 sessões de mentorias online; produção de conteúdo em suas redes sociais, por meio de lives no Instagram e Webinars no YouTube e um Plano de contingência financeira, por meio do Fundo Veredas, estratégia de microcrédito da instituição.

“Poucos dias antes do Governo do Estado decretar isolamento social eu tinha inaugurado minha loja. Havia acessado a linha de crédito do Fundo Veredas para conseguir montar a loja e fiquei bastante preocupada, pois as vendas caíram. Contudo, uma das medidas da Adel com o plano de contingência do Fundo Veredas foi ampliar o tempo de carência para retorno do empréstimo que contratamos. Com isso, posso me planejar melhor, organizar as finanças da loja sem me preocupar com as parcelas do empréstimo nesse momento tão difícil”, relatou a jovem empreendedora rural Aurineide Alves.

Os encontros virtuais oferecem aos jovens novos olhares em meio a enfrentamento da crise. A organização recebe diversos especialistas que trazem dicas práticas sobre educação financeira, inovação, marketing digital, entre outros. A seguir são apresentadas algumas dicas de Marketing para as Redes Sociais, feitas com foco nos beneficiários do Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER). Confira:

Defina seu posicionamento estratégico
Se posicionar corretamente e qualitativamente define como você será lembrado pelo seu cliente em meio a concorrência. Mantenha sua frequência on-line, alimentando sempre os perfis do seu empreendimento. Passe uma boa imagem do produto ou serviço que está oferecendo e garanta uma comunicação clara do que se trata aquele perfil. Com um bom posicionamento, o cliente sabe o que pode esperar em termos de qualidade, preço, diferenciação, serviços agregados, porque a marca se posiciona a partir desses valores. Deixe bem claro para o seu cliente qual o seu posicionamento.

Esteja presente nas redes sociais
As redes sociais são um importante canal de divulgação do seu negócio e relacionamento com seus clientes. É uma forma de conversar diretamente com seu público, gerar identificação com a sua marca, responder dúvidas e fazer ofertas, por exemplo. Ao construir uma relação de confiança com seus clientes e potenciais clientes, você faz com que eles sejam influenciadores poderosos em seus círculos de amigos, parentes e colegas de trabalho. Tenha sempre em mente qual é o tom de voz e o posicionamento do seu empreendimento e quais os canais digitais que seu público-alvo utiliza.

Use as redes sociais de forma estratégica
Existem diversas redes sociais, mas você não precisa estar em todas elas. É importante saber quem é e onde está seu público-alvo para direcionar, de modo assertivo, o conteúdo produzido. As redes sociais com maior popularidade no mercado brasileiro atualmente são: Instagram, Facebook, YouTube, WhatsApp, LinkedIn e Twitter. Para saber a rede social mais eficaz para o seu empreendimento, observe quais delas o seu público mais utiliza, compreendendo os hábitos e a frequência de uso. A partir dessa análise comece a utilizar essas redes de forma estratégica.

Identifique as personas do seu negócio
A persona é a base para a definir a estratégia de Marketing Digital e de produção de conteúdo. Definir a persona do negócio sintetiza as principais características dos clientes para que a marca consiga criar estratégias alinhadas com o seu público. A persona é um perfil fictício baseado em dados reais, orientam a criação da imagem do cliente ideal de um empreendimento. Diferente do público-alvo, que é abrangente, a persona apresenta informações específicas de um cliente, como nome, gênero, idade, profissão e hábitos. A persona é definida a partir de um levantamento minucioso de informações a partir de pesquisas com seu público.

Gere engajamento com seu público
Trabalhar conteúdo de qualidade que gere engajamento com o público-alvo é a melhor saída para quem busca o tráfego orgânico (visitas espontâneas sem investimento em anúncios). Mas além de investir em conteúdo, você pode também aumentar o seu alcance em um curto espaço de tempo através do tráfego pago (anúncios publicitários patrocinados), principalmente se o seu Empreendimento está em fase de consolidação no mercado. No YouTube você encontra tutoriais ensinando como patrocinar uma publicação no Facebook ou Instagram, por exemplo.

Trabalhe gatilhos mentais
Algumas estratégias estimulam as pessoas irem no seu perfil para comentar, compartilhar a postagem, fazer perguntas, acessar seu site etc. Uma dessas estratégias são os gatilhos mentais. Estimule o público-alvo através das legendas, títulos, imagens e nos posts. Utilize gatilhos mentais de urgência, novidade, escassez. Veja alguns exemplos: temos estoque limitado; peça única; temos a solução para o seu problema. Use esses gatilhos de maneira direcionada e em momentos oportunos.

Organize a bio e o feed das suas redes
A bio é onde você vai inserir dados que seu cliente precisa saber: nome do seu empreendimento, outros canais onde ele possa lhe contactar, site, endereço, se for o caso. O segundo passo é manter o feed organizado, atrativo e didático. Poste boas fotos dos serviços e/ou produtos, dicas de utilização, preços. Organize um cronograma de postagens, pois a frequência aumenta as suas chances de alcance do público-alvo. Pense em legendas estratégicas para os posts e utilize hashtags e emojis, pois criam atrativos visuais para o texto.

Defina suas palavras-chave
Elas são um conjunto de palavras, frases ou conceitos que sintetizam o ponto principal de um assunto. Se você trabalhar essas palavras é bem provável que suas páginas fiquem bem posicionadas nos mecanismos de busca, como o Google, e recebam mais cliques. Isso acontece porque quando uma pessoa busca por um determinado assunto, intuitivamente ela utiliza esses termos. Ou seja, usar palavras-chave em seus conteúdos faz com que você ajude o seu público a te encontrar na rede.

Produza bons conteúdos
Um conteúdo que utiliza as palavras certas terá maior chance de aparecer nos primeiros lugares de uma busca. A base para uma boa estratégia de marketing digital está nos conteúdos de qualidade, bem produzidos e com informações úteis. Entregar as respostas que os usuários procuram é um fator determinante para criar um relacionamento com seu público-alvo e, possivelmente, convertê-los em clientes.

Promova seus conteúdos
São muitas as possibilidades de promoção de conteúdos na internet. Por isso, vale a pena entender mais sobre as estratégias de mídia paga, como anúncios em redes sociais e no Google Ads. O interessante de investir em mídia paga é que ela permite a segmentação dos anúncios de acordo com um público específico. Dessa forma, seus anúncios só serão exibidos para as pessoas que se encaixam no perfil das suas personas ou, em outras palavras, para seus potenciais compradores. O importante é garantir que o seu público receba os seus conteúdos e se mantenha engajado.

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