Meliponicultores da Rede Néctar do Sertão participam da PECNORDESTE

Na última semana, quinze (15) criadores (as) de abelhas da Rede Néctar do Sertão participaram do XXV Seminário Nordestino de Pecuária (PECNORDESTE), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. O PECNORDESTE busca contribuir para a capacitação de produtores rurais, estudantes e empreendedores.

Em sua vigésima quinta edição, o Seminário teve uma programação técnico-científica envolvendo sete segmentos da cadeia produtiva da pecuária: Apicultura, Aquicultura e Pesca, Avicultura, Bovinocultura, Caprinovinocultura, Equinocultura e Suinocultura; e, as áreas da Fruticultura, da Cajucultura, da Floricultura e da Agroindústria, através da realização de palestras, mesas redondas e oficinas.

Esta foi a primeira edição que incluiu a meliponicultura na programação demonstrando o potencial crescente dessa cadeia produtiva. Foram realizadas palestras, oficinas e rodas de conversas sobre o setor. Nossa Diretora de Programas, Aurigele Alves, mediou a palestra “A Meliponicultura Cearense: Casos de sucesso”. Cícero Jair, que atua na meliponicultura e apicultura integradas a Agricultura Familiar no Cariri; Francisco Ximenes, Meliponicultor do Sítio São Francisco em Aquiraz; Everardo Alves, Meliponicultor, Apicultor e membro da Rede Néctar do Sertão; e, Hiara Meneses, Presidenta da Associação Cearense de Meliponicultores (ACMEL) colaboraram com esse momento.

Além das palestras, o grupo visitou os stands na área de exposição, interagiu com outros participantes, acompanhou as inovações tecnológicas, expandindo a visão individual e coletiva quanto às oportunidades inerentes à atividade da meliponicultura, que está em constante avanço.

Para Tiago Cerqueira, nosso Analista de Projetos, a programação da PECNORDESTE com foco na cadeia produtiva do mel surtiu efeitos positivos, oportunizando muitas trocas de conhecimentos. “A presença dos produtores da Rede Néctar do Sertão na PECNORDESTE foi bem significativa para os meliponicultores, reforçou a imagem positiva do grupo como caso de sucesso na região do Vale do Curu. Eles ficaram empolgados com o reconhecimento do público presente. Isso estimula ainda mais o engajamento e boas perspectivas para o futuro do coletivo”, destaca.

Desde 2015, nós apoiamos os criadores (as) de abelhas da Rede Néctar do Sertão, iniciativa que busca conservar a Caatinga e fortalecer a produção local. Nossas atividades com a Rede Néctar do Sertão incluem assessorias, pesquisa, estudo e encontros para fortalecer os vínculos entre os participantes.

A participação da Rede Néctar do Sertão no evento contou com o apoio da Coordenadoria de Caravanas da PECNORDESTE e da Secretaria de Agricultura de Apuiarés. A PECNORDESTE é promovida pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC), pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Ceará (SENAR/CE), pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará (SEBRAE/CE) e pelos Sindicatos Rurais.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *