Realizado 4ª Festa do Mel em Riacho do Paulo

Nos dias 26 a 28 de agosto foi realizado na comunidade de Riacho do Paulo, Apuiarés/CE, a IV Festa do Mel, que teve como tema: Abelhas – Polinizadoras do desenvolvimento sustentável.
         
A Festa do Mel é um evento que acontece anualmente na comunidade, e objetiva consolidar a cadeia produtiva dos produtos apícola num processo de constituição de um espaço privilegiado para o fomento, a discussão e o debate das questões referentes ao fortalecimento da apicultura e assim viabilizar meios para o fortalecimento da Agricultura Familiar e o incentivo ao Desenvolvimento Regional.

Durante o evento, foi inaugurada a casa de mel, e realizada oficinas sobre produção de embalagens, e de cosméticos a base de mel e própolis. Também aconteceu palestras sobre preservação do meio ambiente e produção de mel orgânico, e várias atividades culturais: competições de integração dos grupos de apicultores como corrida do apicultor e apicultora; disputa de quem comia um copo de mel em menos tempo; a escolha da rainha e do zangão da Festa do Mel 2010.

A Associação Comunitária dos Apicultores de Riacho do Paulo, responsável pela realização do evento, fez uma demonstração do maquinário utilizado para a produção de mel, de colméias, e vendeu vários produtos feitos a base de mel (sabonete, shampoo, loção, etc.). Ambos produzidos na própria comunidade. 

O evento contou com a parceria da ADEL, Fundação Konrad Adenauer e Banco do Nordeste, e o apoio da Prefeitura Municipal de Apuiarés, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apuiarés (STTRA) e Conselho de Desenvolvimento Territorial (CDT).

Compartilhar: