Oficinas de Competências Socioemocionais em Pernambuco

Na última semana, entre os dias 19 e 21 de novembro, a Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel) e a Echoenergia realizaram oficinas sobre Competências Socioemocionais e seus impactos para o desenvolvimento da aprendizagem, na Escola Municipal Manoel Alves de Araújo, localizada na comunidade Grotão, no município Venturosa, em Pernambuco. As oficinas integram as ações do Programa Echosocial Ventos que Transformam, da Echoenergia. Os dois primeiros dias contaram com 24 participantes, entre professores, gestores e servidores da escola. No último dia, trinta e cinco (35) estudantes, do 6º ao 9º ano, participaram das capacitações.

Adriano Batista, Co-fundador e Diretor Executivo da Adel, especialista em Psicologia Organizacional, ministrou as oficinas com professores e estudantes. Para o Diretor, é uma alegria firmar essa parceria com a Echoenergia e contribuir com uma melhor convivência com a realidade vivida no semiárido.

“Competências socioemocionais são ferramentas importantes para o aprendizado dos estudantes e também para o desenvolvimento dessa comunidade, uma vez que há uma melhoria da qualidade da educação, através da aplicação dessas competências no dia a dia escolar. Nosso objetivo é que essa educação se torne mais plena e melhore tanto o desempenho dos estudantes, como também a sua participação na escola, nas suas famílias e na comunidade”, reforça Adriano.

As oficinas foram realizadas a partir da Abordagem Cooperativa. Essa metodologia proporciona aos participantes uma atividade criativa, analítica e de compartilhamento de conhecimentos entre si. Segundo Izaque Oliveira, 26, professor das disciplinas História e Geografia, as oficinas aplicadas pela Adel possibilitaram ter uma nova visão sobre lecionar.

“Levando em consideração o lado emocional do discente, podemos obter um resultado mais significativo na questão ensino-aprendizagem. O projeto desenvolvido aqui será extremamente benéfico para a nossa realidade no contexto escolar”, destaca Izaque.

A Gestora da Escola Manoel Alves de Araújo, Célia Leonilo Bezerra, 47, ressalta que as palestras e oficinas oferecidas pela Echoenergia e Adel vêm viabilizando uma visão referente a sustentabilidade e a utilização de pequenos espaços para a criação de hortas suspensas utilizando garrafas pet, por exemplo.

“A oficina sobre as competências socioemocionais nos propiciou uma melhor compreensão de como trabalhar com nossas crianças e adolescentes os diferentes tipos de comportamentos que nos deparamos em nossa escola, ” afirma a Diretora.

A receptividade dos estudantes também foi positiva e foi expressada pela participação deles em sala de aula, pelos desenhos e os relatos na avaliação. Para Andressa de Araújo, estudante do 9º ano, a oficina foi ótima em todos os sentidos e ela espera ter outras oportunidades de aprendizado extracurricular. “Eu acredito que isso vai ajudar nossos professores a entenderem o nosso desenvolvimento com atividades desse tipo. E acredito que também ajudou a gente a compreender mais as emoções. A gente adorou e gostaríamos que viessem mais vezes” enfatiza a adolescente.

 

Sobre o Projeto de Desenvolvimento da Educação

As ações do Programa Echosocial, executadas pela Adel, incluem o Projeto de Segurança Hídrica e o Projeto de Desenvolvimento da Educação. Este último consiste na reforma e ampliação da estrutura física da Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Alves de Araújo, capacitação de professores para aprimoramento pedagógico e mobilização e conscientização de estudantes sobre protagonismo estudantil e para o desenvolvimento de competências socioemocionais.

A Escola Manoel Alves de Araújo atende a 122 crianças e adolescentes nos segmentos de Ensino Fundamental I e II. Pensando na realidade dos estudantes e considerando a importância das atividades extracurriculares e complementares ao currículo formal, será construída a coberta da Quadra Poliesportiva da escola.

Também serão realizadas obras para reforma da estrutura física da edificação principal, garantindo assim, maior conforto, segurança e qualidade no atendimento diário aos estudantes. Permitirão também melhores condições de trabalho para professores e gestores da instituição. As reformas incluem obras em diferentes espaços como cozinha, refeitório, telhado, sala de professores e banheiros, dentre outras obras pontuais para solucionar problemas de estrutura.

“A reforma da escola vai nos trazer grandes benefícios, tanto nos aspectos relacionados ao desenvolvimento da aprendizagem, como em prol de atividades voltadas ao esporte e lazer. Poderemos oferecer atividades diversas aos estudantes” reforça a Diretora Célia Leonilo.

Concomitantemente às reformas, estão sendo realizadas atividades para qualificação pedagógica na comunidade escolar, beneficiando e envolvendo professores e estudantes. As oficinas buscam aprimorar os conhecimentos dos educadores e conscientizar os estudantes para a realidade local, fortalecendo suas competências e vocações.

A Echoenergia criou o Programa Echosocial Ventos que Transformam para contribuir com o desenvolvimento local dos territórios do entorno dos complexos eólicos da empresa, gerando impactos sociais, econômicos, ambientais e educacionais positivos. As oficinas realizadas em Pernambuco são executadas pela Diretoria de Novos Negócios da Adel que disponibiliza um leque de serviços a empresas, governos e outros atores da sociedade civil.

Compartilhar: