PJER encerra mais uma formação no Ceará

Nesta sexta, 11, a Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel) encerra a formação de mais uma turma do Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER). A cerimônia de encerramento e entrega de certificados aos jovens concludentes do Curso de Empreendedorismo e Protagonismo Social ocorre na Escola Estadual de Educação Profissional Alan Pinho Tabosa, em Pentecoste/CE, a partir das 8h. O evento conta com a participação de familiares dos jovens, parceiros e equipe da Adel.

Esta já é a décima sexta turma do PJER realizada no Ceará. Cerca de 26 jovens concluem a etapa formativa e poderão acessar os demais componentes do Programa, que consiste na aliança entre quatro (4) eixos: acesso a conhecimento, crédito orientado, apoio no fortalecimento organizativo e acesso às tecnologias de informação e comunicação.

Durante essa semana eles recapitularam os conhecimentos aprendidos e apresentaram hoje, 10, seus projetos de negócios para uma banca avaliadora. A banca foi composta por Aurigele Alves, Diretora de Programas da Adel, Raquel Ferreira, Coordenadora de Projetos da Adel, Gescilene Barbosa, Especialista de Projetos da Adel e Clécia Moraes, jovem beneficiária do PJER. O objetivo da banca é ajudar os jovens na estruturação de suas ideias, gerando questionamentos e sugestões de melhorias.

Banca avaliadora

A turma esteve bastante engajada durante o processo formativo, promovendo uma sinergia em diferentes áreas de atuação. Realizamos durante a formação a mostra de produtos e as trocas de ideias entre os jovens foram essenciais para o crescimento mútuo. Os projetos de negócios são diversos, com propostas tanto para a área agrícola, quanto para a oferta de produtos e serviços de diferentes segmentos. Destacam-se a produção de hortaliças de forma agroecológica, criação de galinha caipira, artesanato, consultoria ambiental, venda de roupas, confeitaria, decoração e eventos.

Aurineide Barbosa pensa em desenvolver uma loja no segmento Plus Size

Para Aurineide Barbosa, o PJER surgiu como uma oportunidade. Ela sempre teve o desejo de empreender e pensa em desenvolver uma loja no segmento Plus Size no município de Apuiarés/CE. “Me faltava conhecimento sobre negócios, vendas, planejamento e gestão. Aqui foi possível aprender sobre tudo isso, fico feliz e grata pela oportunidade, bem como de concluir essa etapa do Programa”, destaca Aurineide.

Sobre o PJER

O Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER) celebra este ano seus 10 anos de atuação no Ceará. Conta com mais de 3 mil beneficiários e R$ 650 mil investidos em empreendimentos de jovens. Este ano, as atividades do PJER ultrapassam os limites do sertão cearense.

Depois de atuar em nove municípios cearenses e iniciar seu processo de expansão para o Amazonas, em parceria com a ONG Casa do Rio, o PJER será replicado em duas (2) escolas, uma no município de Parazinho e outra em São Miguel do Gostoso, em parceria e com investimento social da Brookfield Energias Renováveis. O Programa forma e apoia jovens rurais para que eles se tornem empreendedores e protagonistas nas comunidades onde vivem.

Compartilhar: