Projeto Caroá encerra ciclo de formação

Todos os participantes reunidos ao final do evento

Na manhã de ontem, 31/05, realizamos o evento de fechamento do ciclo de formação do Projeto Caroá, juntamente com a entrega de certificados referentes às oficinas sobre técnicas de produção, gestão e comercialização dos produtos da agricultura familiar.

O evento, conduzido pela Diretora de Programas, Aurigele Alves, juntamente com o Assistente de Projetos, Tales Rilton, contou com a participação da Analista de Relações com as Comunidades, Walma Sousa do Programa Ideia da Gente da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP); Rafael Moraes, Coordenador do Diálogo Social da Dialog; com o Secretário de Planejamento Administração e Gestão, Emanuel Ângelo; e, Álvaro Neto, responsável pela Coordenação de Planejamento, Orçamento e Modernização Organizacional, ambos do município de São Gonçalo do Amarante. O Diretor Executivo da Adel, Adriano Batista, também esteve prestigiando o evento.

Cada convidado deixou sua fala de inspiração e admiração com relação ao Projeto, desejando força e entusiasmo aos jovens, mesmo diante das dificuldades passíveis de enfrentamento. Walma ressaltou a presença da CSP como um parceiro para auxiliar sempre que necessário, mas principalmente como responsável pelo pontapé inicial para que o Projeto realize uma caminhada autônoma.

O Secretário, Emanuel, destacou a importância do apoio a pequenos projetos e aos jovens empreendedores, já que muitas vezes há muita especulação e incentivo apenas para grandes indústrias. Adriano Batista relembrou a história da Adel como forte apoiadora do jovem rural e do empreendedorismo local.

Jovens apresentando o relato sobre a experiência de Intercâmbio à Coopercuc

Os jovens participantes do Projeto Caroá compartilharam também as vivências durante o intercâmbio à Coopercuc – Cooperativa Agropecuária Familiar com sede em Uauá, Bahia, e os planos futuros do Projeto, que agora segue para a assessoria de criação do seu plano de comunicação e marketing, iniciando assim, mais uma etapa para a consolidação da primeira Cooperativa de Jovens do Território.

Para o jovem Neto Ribeiro, um dos participantes e articuladores do Projeto e que também participou e vivenciou de perto a realidade da Coopercuc, o intercâmbio foi mais uma oportunidade de superar novos desafios e encontrar os pontos fortes e fracos do Projeto para seguir com o crescimento do empreendimento.

O intercâmbio à Coopercuc aconteceu entre os dias 15 e 19 de maio, dois integrantes da equipe da Adel e três jovens beneficiados pelo Projeto Caroá conheceram as instalações, a história e os desafios vivenciados por uma Cooperativa formada por agricultores familiares.

 

O Projeto Caroá é realizado pela Adel com o apoio da Companhia Siderúrgica do Pecém através do Programa Ideia da Gente. Este novo ciclo do Projeto, conta também com a parceria da BrazilFoundation.
Para saber mais sobre a Coopercuc, acesse: http://www.coopercuc.com.br/

Compartilhar: