Realizado Curso Técnico Cadeia Produtiva de Ovinos e Caprinos

Nos dias 16,17 e 18 de novembro de 2011 foi realizado no Centro de Inclusão Digital, localizado na comunidade de Boa Vista, município de Pentecoste o Curso Técnico Cadeia Produtiva de Ovinos e Caprinos.
A capacitação faz parte das atividades do Projeto Empreendedorismo Juvenil no Semiárido, resultado da parceria entre a Adel e Banco do Nordeste, que visa capacitar 100 jovens para acessem os recursos do Pronaf Jovem e iniciarem seus empreendimentos. O projeto abrange quatro municípios do Médio Curu: Apuiarés, General Sampaio, Pentecoste e Tejuçuoca.
Em Pentecoste a turma é composta por 23 jovens, os quais elegeram a Ovinocultura e a Caprinocultura como principal atividade produtiva. Com carga horária de 40 horas o curso foi dividido em duas partes: teórica e prática. A prática ocorreu na propriedade do jovem casal Wilton e Daniele Cunha ambos Agente de Desenvolvimento Rural (ADR) formados pelo Projeto Empreendedorismo do Jovem Rural (PEJR) desenvolvido pela Adel em 2010. 
Conforme avaliação, os jovens acreditavam que já sabiam produzir ovinos e caprinos, mas com o curso eles entenderam que é necessário realizar o planejamento da propriedade, melhorar as técnicas de manejo, agregar valor a produção e oferecer ao consumidor um produto de qualidade para maior rentabilidade da atividade. 

Compartilhar: